População também é responsável pelo combate e fiscalização...
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Em Nova Petrópolis não há nenhum caso suspeito da doença e a cidade não é considerada infestada. Todos são responsáveis por manter esta condição, seja atuando na eliminação de criadouros ou denunciando irregularidades.
No Município, o trabalho de prevenção à doença é realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde. O departamento realiza inúmeras ações voltadas à prevenção da dengue, esclarecendo que a melhor maneira de prevenir este mal é eliminando os criadouros, ou seja, locais com água acumulada. Segundo o coordenador do Programa de Prevenção à Dengue de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter, a fêmea do mosquito tem preferência por água com baixa matéria orgânica. “Temos que eliminar qualquer objeto capaz de acumular água limpa”, enfatizou.
Além de orientar a população em diversos momentos, como o Dia da Saúde da Família, Dia D de Prevenção à Dengue Nacional, realizado em local de grande circulação na cidade, palestras nas escolas e esclarecimentos sobre a doença em rádios, a Vigilância Ambiental também realiza vistorias periódicas em armadilhas e pontos estratégicos da cidade, a fim de realizar o trabalho de prevenção à doença.
“Quando um exemplar do vetor é identificado, é realizada a delimitação de foco, que consiste em realizar vistorias em 100% dos imóveis, orientando a população sobre a doença, eliminando criadouros e coletando larvas. Desde 2012, o Município mantém laboratório e profissional capacitado para que haja celeridade entre a identificação do vetor e a resposta na ação de prevenção”, explicou Altreiter.
A Prefeitura de Nova Petrópolis também possui serviço de atendimento a denúncias. Qualquer irregularidade observada pela população deve ser encaminhada à Vigilância Ambiental em Saúde, mediante preenchimento de formulário padrão. A denúncia é sigilosa, mas não anônima. As denúncias podem ser feitas na Secretaria de Saúde ou Prefeitura Municipal. Mais informações e esclarecimentos pelos fones: (54) 3298-2665; (54) 3298-2664 e (54) 3281-8400.