conteúdo do menu
conteúdo principal
05/10/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis tem nova redução de focos do Aedes aegypti

Resultados dos meses de julho e agosto totalizam 16 imóveis com focos do mosquito

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nos meses de julho e agosto de 2022, Nova Petrópolis registrou uma nova queda do número de imóveis com focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela urbana. A Vigilância Ambiental em Saúde localizou 16 focos de criação e, pela primeira vez em 2022, os pneus apareceram como um dos principais criadouros.

Ao longo dos dois meses, a equipe de sete agentes de endemias fez visitas a 8.379 imóveis urbanos. Nestes locais, foram coletadas 113 amostras. Os 16 imóveis com resultado positivo ficam principalmente nos bairros Piá, Logradouro e Vale Verde.

Em julho e agosto, caixas d´água, potes, pneus e toneis apareceram como principais locais de reprodução do mosquito. De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, pela primeira vez em 2022 os pneus apareceram entre os principais criadouros. Por conta disso, em outubro haverá mais uma campanha de coleta de pneus inservíveis.

“Estamos com números em baixa, mas também sabemos que com a volta do calor, a tendência é de aumento. Por isso, reforçamos o pedido para que todos deem o destino adequado para os materiais e continue inspecionando os pátios, eliminando qualquer criadouro. O mosquito é doméstico e está dentro ou próximo de nossos lares e a participação de todos no combate é muito importante”, afirma o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rafael Aguiar Altreiter.

Na rodada anterior, que compreendeu os meses de maio e junho, foram localizados 43 pontos de criação, distribuídos em 37 imóveis. Em 2022, Nova Petrópolis registra 58 notificações relacionadas a dengue, sendo 16 casos confirmados e 42 descartados.

 

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

Outras Notícias