Secretaria de Administração
Exatamente 1.710 depósitos com água parada foram encontrados por servidores municipais durante ação...
Nova Petrópolis aderiu ao Dia Nacional de Mobilização e Luta Contra o Aedes aegypti. Cerca de 90 servidores municipais participaram da ação de combate ao mosquito, que ocorreu no dia 13 de fevereiro, das 08h às 12h, em todas as localidades de Nova Petrópolis. Autoridades, funcionários da área da saúde, agentes comunitários de saúde (ACS) e comunidade em geral se engajaram no combate ao mosquito vetor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus. Recolhimento de lixo e eliminação de criadouros, panfletagem, orientação aos moradores e conscientização da comunidade foi o objetivo do mutirão.
Segundo a agente em saúde, Vanessa da Silva Tratsch, que atua no controle às endemias da Vigilância Ambiental em Saúde, foram realizadas 730 visitas no Dia Nacional de Mobilização e Luta Contra o Aedes aegypti. “Como o objetivo da mobilização era eliminar os possíveis criadouros foram coletadas somente 18 larvas de mosquito, que após análises, serão classificadas como mosquito comum ou o mosquito aedes aegypti, vetor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus”, declarou Vanessa.
Dentre os 1.710 depósitos com água parada encontrados em Nova Petrópolis no sábado, 13 de fevereiro, 1.080 foram em copos e sacolas plásticas, latas, garrafas, sucatas, entre outros; 260 depósitos móveis, como vasos, pratos de plantas e bebedouros de animais; e 117 em pneus. Em bromélias, buracos em árvores, bambus, rochas, foram encontrados 87 depósitos; 73 em depósitos fixos, como fontes, calhas, piscinas, toneis com água da chuva; e em caixas d’água em nível de solo foram encontrados 33 depósitos.
A secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini acompanhou a equipe do bairro Pousada da Neve e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Centro. "Estou muito orgulhosa com meus colegas, que se engajaram nesse combate. Todos que participaram estão de parabéns e merecem nosso reconhecimento. A comunidade nos recebeu muito bem e entenderam que o compromisso é de todos. Agora é preciso continuar esse trabalho com a ajuda da população", declarou a secretária Crislei.
O prefeito em Exercício, Gregor Hermann, acompanhou a equipe do bairro Piá e a segunda-dama de Nova Petrópolis, Paula do Amaral, integrou a equipe da Vila Germânia. “O apoio da comunidade é fundamental e essencial para o êxito nas ações. Há muitos anos tentamos sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre os cuidados com materiais que podem acumular água e servir de criadouros para todo tipo de inseto, em especial o mosquito Aedes aegypti”, destacou o vice-prefeito em Exercício, Gregor Hermann. O prefeito Regis Luiz Hahn, que estava em período de férias na data da mobilização, e a primeira-dama, Marion Spier Hahn, participaram das ações realizadas na Praça das Flores.
“Estou muito feliz com a ação de sábado e reforço a todos que os cuidados devem continuar diariamente, principalmente após a chuva devemos verificar os locais que possam acumular água, as pessoas que têm terrenos baldios devem providenciar a limpeza dos mesmos periodicamente, devemos acondicionar bem nosso lixo e somente colocá-lo para recolhimento nos horários estabelecidos”, ressaltou a secretária Crislei.
Por orientação da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, durante todo o mês de fevereiro, os agentes comunitários de saúde (ACS) intensificaram as visitas domiciliares a todas as residências da zona urbana de Nova Petrópolis, que vai da localidade de Vila Olinda até o bairro Vale Verde. Nas demais regiões as visitas ocorrem normalmente. Todos os servidores estão devidamente uniformizados e utilizando o crachá da Secretaria de Saúde. Durante a visita, o ACS deve preencher uma ficha que será entregue na Vigilância Sanitária semanalmente, para que esta seja encaminhada ao Ministério da Saúde.