conteúdo do menu
conteúdo principal
31/05/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis vacina cerca de 560 professores e outros trabalhadores da educação

Equipe de vacinadores vai até as escolas a partir desta segunda-feira, seguindo o critério de idade dos estudantes atendidos

COMPARTILHAR NOTÍCIA

As Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e de Educação, Cultura e Desporto iniciam nesta segunda-feira, 31 de maio, a vacinação de professores e demais trabalhadores da educação contra a Covid-19. O levantamento de quantitativos ainda está sendo finalizado, mas prevê a aplicação de aproximadamente 560 doses de vacina para este grupo.

Além dos professores, a primeira dose da vacina será oferecida aos integrantes das equipes diretivas, pedagógicas e administrativas, auxiliares e funcionários das áreas de alimentação e limpeza, além dos motoristas do transporte escolar. A lista contempla escolas das redes municipal, estadual e privada.

“Iniciarmos a semana com esta excelente notícia, que é a tão esperada vacinação dos professores e demais trabalhadores das escolas contra a Covid-19. Assim, reforçamos a nossa esperança de que em muito breve a maioria da população terá a oportunidade de se vacinar”, destaca o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Nesta etapa da vacinação, profissionais da Secretaria de Saúde vão até as escolas. O cronograma adotará como critério a idade dos alunos atendidos em cada instituição. “Estamos começando a vacinação pelas escolas que possuem berçário, que são aquelas que recebem as crianças mais novas. Depois a pré-escola, ensino fundamental, médio e superior”, explica a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal.

A Escola Professora Ignez Cecchini Deppe, do bairro Logradouro, foi a primeira a receber a equipe de vacinadores na tarde desta segunda-feira, 31 de maio. A primeira vacina foi recebida pela professora Débora Michaelsen, do berçário. As Escolas Pinguinho de Gente e Lydia Braun, no Bairro Pousada da Neve, também estão no cronograma do primeiro dia. As três instituições reúnem 58 trabalhadores.

Na sexta-feira, 28 de maio, Nova Petrópolis recebeu uma remessa de 625 vacinas da marca Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz). De acordo com a resolução Nº 131/2021, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), este lote de vacinas destina-se prioritariamente à imunização de pessoas do grupo de comorbidades ou com deficiência permanente. No entanto, a nota técnica Nº 717/2021, da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, permite que os municípios avancem à etapa seguinte, que contempla os professores e outros trabalhadores das escolas.

A vacina contra a Covid-19 segue sendo oferecida às pessoas do grupo de comorbidades, deficientes permanentes, bem como aos idosos e demais grupos já contemplados pelo Programa Nacional de Imunização. Os sete postos de saúde de Nova Petrópolis oferecem a vacina contra a Covid-19, conforme a disponibilidade de doses em cada unidade. As salas de vacinação das UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.


Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP
 

Outras Notícias