Palestra com médico urologista ocorre dia 19 de novembro na UBS Centro...
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Petrópolis estão com a atenção voltada à saúde do homem durante o mês de novembro, seja nas consultas ou salas de espera. O período tem como foco a saúde preventiva do homem, principalmente, a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata.
No dia 19 de novembro, sábado, será realizada uma palestra sobre prevenção e orientação do câncer de próstata com o médico urologista Fábio André Schilling Roehe. O encontro será realizado das 09h às 10h, na UBS Centro. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade. Homens e mulheres estão convidados a participar.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Nova Petrópolis possui, atualmente, sete casos de câncer de próstata atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na faixa etária de 50 a 59 anos são dois casos; de 60 a 69 anos são quatro casos; de 70 a 79 anos um caso.
Novembro Azul é uma campanha voltada à sociedade e, em especial, aos homens. Conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata é o objetivo do movimento que surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Os fatores de risco de desenvolvimento do câncer de próstata envolvem antecedentes familiar (um paciente cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco para desenvolver a doença do que a população em geral); alimentação (dieta rica em gordura e carne vermelha, pobre em legumes, vegetais e frutas). Sedentarismo, obesidade e taxas de estrogênio são alguns dos outros fatores que podem ocasionar o câncer masculino.
Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer. Expecialistas indicam que sejam realizados exames a partir dos 45 anos de idade, mas quem tem histórico familiar da doença deve fazer o primeiro exame após os 40 anos de idade.
Dia de Prevenção do Diabetes integra programação
A prevenção do diabetes integra as atividades alusivas ao Novembro Azul no Município. O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro e, para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da equipe de saúde do Centro, promove ações em prol da prevenção da doença. A atividade será realizada na segunda-feira, 14 de novembro, às 13h, na Rua Coberta. Atividades físicas, aferição de pressão e glicose serão algumas das atrações do dia. Uma caminhada no Labirinto Verde ainda está sendo programada para a data.