conteúdo do menu
conteúdo principal
09/02/2018

Obra do saneamento público de Nova Petrópolis é paralisada por falta de repasses da Funasa

Falta de pagamento do órgão Federal resultou na interrupção dos serviços em fevereiro...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
As obras do sistema do esgotamento sanitário de Nova Petrópolis, inciadas em 2013, estão paralisadas desde o dia 1º de fevereiro de 2018 devido à falta de repasses da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ao Município. Mesmo com mais de 50% da obra concluída, a Prefeitura de Nova Petrópolis não recebeu mais nenhuma parcela do recurso total de R$ 8 milhões destinados à obra e foi obrigada a interromper os serviços.
Em dezembro de 2017, atendendo a um ofício enviado pela Administração Municipal, a equipe técnica da Funasa fiscalizou a obra, atestando a conclusão de mais de 40% do serviço, número suficiente para a liberação da 3ª parcela do recurso. Como a Funasa não efetuou novos repasses, a Administração Municipal enviou um novo ofício ao órgão Federal em janeiro de 2018, solicitando agilidade no depósito dos valores, para evitar a interrupção da obra.
A solicitação feita pela Administração Municipal não foi atendida e, sem recursos para efetuar o pagamento à empresa Brasfalto, responsável pela obra, os trabalhos foram suspensos. Até o momento, a Prefeitura de Nova Petrópolis recebeu R$ 4 milhões em repasses da Funasa, recurso investido na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Logradouro, que está 90% concluída. Além da estrutura da ETE, foram instalados 2.162 metros de rede coletora em nove ruas do bairro Logradouro.
De acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, a paralisação da obra é um problema que necessita ser solucionado com urgência. “Lutamos para conseguir iniciar essa grande obra, que demanda muito trabalho e um alto valor em recursos. Vamos continuar pressionando a Funasa para a liberação dos recursos, pois queremos concluir o quanto antes essa obra, tão importante para melhorar ainda mais a qualidade de vida do nosso munícipe” destacou o prefeito.
O projeto da obra de Esgotamento Sanitário é de autoria da Corsan e a Prefeitura de Nova Petrópolis ficou responsável pela licitação, fiscalização e pagamento dos serviços executados pela empresa Brasfalto Pavimentações LTDA, vencedora da licitação. A obra contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto e Estações de Bombeamento, além da implantação de mais de 15 quilômetros de rede coletora e ramais. Esta é a primeira fase da obra e vai atender, aproximadamente, 6 mil moradores dos bairros Logradouro, Juriti e parte do Centro.
Fonte:

Outras Notícias