O Serviço de Covivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende aproximadamente 120 crianças e jovens, com idade entre 06 e 16 anos, no turno inverso ao da escola. As atividades do projeto são desenvolvidas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Nova Petrópolis. A preparação para o mercado de trabalho está entre as preocupações dos profissionais que atuam no CRAS.
Desta forma, 11 jovens, de 12 a 16 anos, que frequentam o Projeto Pró-Jovem - De Olho no Futuro estão aprendendo a confeccionar bolsas. A oficina prática, que é ministrada por Cristina Odorizzi e Sérgio de Souza, teve início em agosto e prossegue até dezembro. Os encontros são semanais e irão abordar todas as etapas para confecção de bolsas. “Aqui eles estão aprendendo desde a modelagem, corte, cola, costura, detalhes e finalização da peça. Estes jovens são muito inteligentes e estão muito motivados a aprender cada vez mais”, disse a monitora da oficina Cristina Odorizzi, ao explicar que serão confeccionadas quatro peças até o final da oficina. “O nível de dificuldade das bolsas irá aumentando a cada peça. Começamos com uma necessáire e depois faremos uma peça com mais detalhes, então partiremos para uma bolsa para levar cadernos e depois devemos fazer uma bolsa de viagem”, ponderou.
A satisfaçãos do jovens ao ver o trabalho finalizado pode ser atestada quando fazem coro ao falar sobre a oficina. “É um sentimento de trabalho feito, é gratificante termos um produto que nós mesmos fizemos em mãos”, comentaram os jovens.
Segundo a coordenadora do Serviço de Covivência e Fortalecimento de Vínculos, pedagoga Patrícia Carla da Silva, a oficina de confecção de bolsas proporcionada aos alunos do Projeto Pró-Jovem – De Olho no Futuro vai muito além da peça. “Durante os encontros os jovens aprendem sobre trabalho em equipe; desenvolvem a motricidade; a coordenação; trabalham a paciência, a autoestima, e tantos outros aspectos que irão levar para o mercado de trabalho e, principalmente, para a vida pessoal”, disse a pedagoga.
Fonte: