O projeto Orquestra Juvenil Municipal, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, teve início na noite de terça-feira, 4 de setembro. Ao todo, 35 jovens de 12 a 25 anos participam do projeto, que também teve sua primeira aula teórica realizada na quinta-feira, 6 de setembro, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt. A Orquestra Juvenil Municipal é coordenada pelo maestro e trombonista Leandro Sudbrack, que é responsável pelos ensaios e aulas teóricas.
A primeira aula teórica dos instrumentos do grupo dos metais, realizada quinta-feira, 6 de setembro, foi voltada para jovens que não possuem nenhum conhecimento musical. Na ocasião, o maestro Leandro Sudbrack explicou o funcionamento de instrumentos como trompete e trombone, passou noções básicas de notas musicais e também de técnicas de sopro.
O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares, que marcou presença no primeiro dia do projeto, enfatizou a importância da iniciativa cultural. “Muitos jovens se inscreveram e isso é excelente, pois, o propósito da Orquestra Juvenil Municipal é despertar o interesse pela música e formar novos músicos. Queremos garantir que o belo trabalho desenvolvido pela Orquestra de Sopros e pela Banda Municipal tenha uma continuidade”, destacou.
O Departamento Municipal de Cultura vai disponibilizar alguns instrumentos do grupo dos metais para as aulas teóricas do projeto, que serão ministradas todas as terças-feiras, das 19h às 21h. Os ensaios da Orquestra Juvenil Municipal serão realizados nas quintas-feiras, também das 19h às 21h. Ambas atividades ocorrem no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt.
Fonte: