Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Formalização contou com aprovação da proprietária do terreno em que o exemplar de araucária está localizado
O Pinheiro Multissecular, famoso ponto turístico de Nova Petrópolis, receberá o tombamento municipal como recurso natural, na próxima semana. Essa ferramenta legal, que visa proteger e salvaguardar o pinheiro e a área em que está situado, na Linha Imperial, contou com a aprovação da proprietária do terreno, Lourdes Margarida Grings. O termo que autoriza a Prefeitura a realizar o tombo foi assinado nesta sexta-feira, 18 de agosto, na presença do prefeito Jorge Darlei Wolf, no gabinete.
As iniciativas para tombamento do Pinheiro Multissecular como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis estão em desenvolvimento desde o começo deste ano, com a atuação direta das secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Agricultura e Meio Ambiente. Foram realizadas visitas técnicas e pesquisas para tornar possível o tombamento desse exemplar de araucária angustifolia.
O prefeito Darlei agradeceu a parceria da proprietária Lourdes Margarida Grings em aceitar a entrada do Poder Público em sua propriedade, propiciando que investimentos possam ser feitos para proteger e garantir a preservação do Pinheiro para o futuro.
Ainda tratando de investimentos, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, explicou que com o reconhecimento da árvore como patrimônio natural, será possível buscar recursos para que o Município promova melhorias nos acessos do local. Esse ponto foi identificado em levantamento feito no mês de maio, como uma das necessidades do espaço que recebe muitos visitantes.
A possibilidade de tornar o terreno em que está a araucária em uma área de proteção ambiental, ou outro tipo de reserva, também foi discutida durante o encontro. Encaminhamentos serão dados a partir da formalização do tombamento do Pinheiro Multissecular.
Participaram da assinatura do termo de concordância a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; o diretor do Arquivo Histórico, Pedro Scheer; e a integrante da comissão que está à frente do tombamento, Jussara Prates.
Semana do Patrimônio
O tombamento do Pinheiro como patrimônio natural de Nova Petrópolis acontece na mesma semana em que se comemoram os dias estadual e nacional do patrimônio histórico. Neste ano, em especial, Nova Petrópolis comemora as datas com a inclusão de seu território no Mapa do Patrimônio do Estado.
A ferramenta interativa do Google pode ser conferida no endereço https://shre.ink/afl7 e apresenta todos os municípios que inscreveram atividades para a Semana do Patrimônio.
Consta ainda na programação de Nova Petrópolis uma cerimônia com a presença da comunidade escolar do município, na área do exemplar de araucária, no dia 25 de agosto, para oficializar o tombamento. Material informativo sobre o Pinheiro também está sendo distribuído nas escolas da cidade, e postagens na página oficial da Prefeitura no Facebook estão previstas para abordar as casas construídas no estilo enxaimel, bastante tradicionais em regiões de influência germânica.
Conheça mais sobre o Pinheiro Multissecular
A árvore, considerada ponto turístico do município, está situada na rua Josef Grings, na localidade de Linha Imperial, em um terreno com área de 707,26 metros quadrados, nomeado de Sítio Dona Amália.
Conforme relata a proprietária, o espaço foi adquirido por seu pai, Lino Grings, que veio posteriormente a ser o primeiro prefeito de Nova Petrópolis. Em 1998, pelos registros de jornais da época, o Pinheiro recebeu um acesso e passou a ser ponto de visitação. Lourdes contou ainda que o lote em que está a árvore foi doado a ela. Lino Grings faleceu em 2016, aos 91 anos de idade.