Secretaria de Saúde e Assistência Social
Objetivo é garantir o atendimento médico-hospitalar de urgência e emergência à população do Município
A Administração Municipal e a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), entidade mantenedora do Hospital Nova Petrópolis, firmaram termo de convênio na segunda-feira, 31 de março, no Gabinete Oficial. O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e a presidente da OASE, Erica Zang Michaelsen, assinaram o Termo de Convênio nº 036/2025, que prevê o repasse de R$ 11.750.718,96 pelo Executivo Municipal, valor oriundo de recursos próprios e de transferências financeiras realizadas pelo Estado e pela União destinadas à Saúde. O objetivo é garantir o atendimento médico-hospitalar de urgência e emergência à população de Nova Petrópolis 24 horas por dia, além de contribuir para minimizar o déficit causado pelos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o plano de trabalho, os valores provenientes desta parceria serão investidos no atendimento médico (plantão) para urgências e emergências, das 17h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos sábados, domingos e feriados; nas consultas médicas e cirurgias com especialistas; na realização de procedimentos médicos e de enfermagem; na prestação de serviços e procedimentos ambulatoriais; nas despesas com pessoal e encargos; nos serviços de medicina; no material e medicamento hospitalar; e nos exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografia, raio X e tomografia. O recurso ainda compreende o pagamento de um médico de apoio ao plantão, que atende das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 21h nos sábados, domingos e feriados.
O Termo de Convênio nº 036/2025 tem prazo de duração de um ano, até 31 de março de 2026, e poderá ser prorrogado em sua totalidade ou parcialidade.
Segundo o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, o repasse financeiro representa o compromisso com a qualidade e a continuidade dos serviços de saúde prestados à comunidade. "Sabemos da importância do Hospital Nova Petrópolis no atendimento às emergências e urgências médicas. Com este convênio, estamos assegurando que a população continue recebendo atendimento de qualidade", destacou Michaelsen.
A presidente da OASE, Erica Zang Michaelsen, ressaltou que o recurso contribuirá significativamente para a manutenção dos serviços hospitalares. "O atendimento pelo SUS gera um déficit significativo para o hospital e este convênio será fundamental para que possamos manter a qualidade do atendimento e oferecer os serviços necessários à comunidade. Além de Nova Petrópolis, o hospital atende os Municípios de Picada Café e Linha Nova, por isso, essa parceira reforça o compromisso com a saúde pública e a busca por soluções eficazes para atender a população com qualidade e eficiência", afirmou Erica.
Também participaram do ato de assinatura do documento o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva; a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; o gerente administrativo do Hospital Nova Petrópolis, Henrique Gomes; e o diretor administrativo do Hospital Nova Petrópolis, Mateus Alexandre Zucolotto.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Crédito das fotos: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP