conteúdo do menu
conteúdo principal
28/02/2023

Poder Público promove novas melhorias de acessibilidade na Praça das Flores

Placa informativa escrita em Braille e piso tátil são alguns investimentos realizados

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Prefeitura de Nova Petrópolis tem realizado melhorias na Praça da Flores e também no entorno da Rua Coberta, no centro da cidade. Os investimentos têm o objetivo de tornar esses locais mais acessíveis às pessoas com deficiência, para que elas também possam visitar e usufruir do que esses espaços têm a oferecer.

As melhorias são promovidas pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, responsável pela administração da Praça das Flores e da Rua Coberta. De acordo com o secretário Rodrigo dos Santos, tanto a placa informativa com escrita em Braille que está instalada próximo ao Labirinto Verde, quanto o piso tátil que começou a ser colocado em 2022, fazem parte de um processo para tornar esses locais mais acessíveis à população e aos visitantes que possuem algum tipo de deficiência.

“Nova Petrópolis trabalha para se tornar uma cidade mais acessível, buscando desenvolver o lado social da cidade e alcançar um novo segmento turístico, o que pode movimentar ainda mais a nossa economia”, afirma o secretário Rodrigo.

Além da placa informativa que indica as principais atrações da Praça e da Rua Coberta, e do piso adaptado, no entorno também foi feita a substituição de parte dos ladrilhos que estavam comprometidos pela circulação de pessoas e as intempéries. Já em relação ao trânsito, há vagas de estacionamento exclusivas ao redor do quarteirão das ruas Sete de Setembro, Rui Barbosa e Frederico Michaelsen e a avenida 15 de Novembro, principalmente próximo às faixas de pedestres e aos parquímetros, para facilitar o acesso dos usuários.

“Importante salientar ainda que o Município promove ações voltadas às pessoas com deficiência. Exemplo disso é uma estrutura modular que é apresentada em feiras e eventos e que demonstra aos visitantes, por meio do toque e do olfato, por exemplo, o formato do Labirinto Verde, das esculturas do Parque Pedras do Silêncio e das asas delta que voam a partir do Ninho das Águias, e os aromas das cervejas que são tradicionais na região”, acrescenta Rodrigo Santos.

 

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias