Secretaria de Saúde e Assistência Social
Quase 20 pessoas passaram pelos locais nas primeiras horas, após precisarem desocupar suas residências em função das chuvas
Os cidadãos de Nova Petrópolis que precisarem desocupar suas residências em função dos riscos causados pelos desastres naturais podem contar com os abrigos disponibilizados pela Prefeitura Municipal com o apoio de associações e igrejas. Desde que abriram as portas até a manhã desta sexta-feira, 3 de maio, a Assistência Social de Nova Petrópolis contabiliza que 18 pessoas passaram pelos locais públicos oferecidos. Algumas continuam nos abrigos e outras foram encaminhadas para casas de familiares.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realiza o encaminhamento dos desabrigados, bem como recebe as doações da comunidade. O Cras funciona na avenida Três de Maio, 134, e terá plantão de atendimento no final de semana, dias 4 e 5 de maio, das 7h30 às 18h nos dois dias.
Abrigos
No centro da cidade, a Igreja Evangélica é o abrigo de referência. Na Vila Germânia, no Ginásio Rubem Seibt, a Prefeitura disponibiliza outro local para estadia enquanto não é possível aos desabrigados retornar às residências situadas em áreas de risco. Além desses dois espaços, outros abrigos públicos também estão sendo disponibilizados para receber aqueles que precisam, nos bairros Logradouro e Pousada da Neve.
No Pinhal Alto, voluntários organizaram abrigos entre a Sociedade União Fraternal e a Comunidade Católica. Em Linha Brasil, a referência é a Hospedaria Bom Pastor, que receberá quem precisar de auxílio.
Das 18 pessoas abrigadas, algumas permanecem nos locais públicos durante esta sexta-feira e outras foram encaminhadas para casas de familiares a pedido delas próprias.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis informou que fez a retirada de 11 pessoas de locais de risco até esta manhã. A guarnição está realizando o trabalho de resgate em pontos de difícil acesso do município.
Doações
Neste momento, o Município necessita com maior urgência de doação de alimentos. Os itens serão usados para distribuir às famílias que continuam em suas residências, mas não conseguem sair, e para preparar a alimentação daqueles que estão abrigados.
Também é necessária a doação de materiais de higiene (sabonete, shampoo, escova e pasta de dente, absorventes e fraldas infantis), de limpeza (detergente, desinfetante, água sanitária, rodo, balde), além de roupas, calçados e roupas de cama e banho.
As doações podem ser entregues no Cras (avenida Três de Maio, 134) e na Delegacia de Polícia da cidade (rua Frederico Michaelsen, 404).
Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP