Secretaria de Saúde e Assistência Social
Recolhimento acontece na garagem da Secretaria de Saúde durante todo mês de outubro
Os cidadãos que tiverem guardados em suas casas pneus velhos, e que não saibam como descartá-los da maneira correta, poderão entregar esse material na ação de recolhimento de pneus promovida pela Vigilância Ambiental em Saúde do Município durante todo o mês de outubro, a partir desta segunda-feira, dia 2. O ponto de coleta é a garagem da Secretaria de Saúde e Assistência Social, localizada no cruzamento das ruas Rui Barbosa e João Leão, no centro. A iniciativa faz parte do projeto “Eu Cuido Nova Petrópolis”.
A ação tem como principal objetivo reduzir os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, a Chikungunya e a Zika. Os pneus estão entre os locais que podem se tornar criadouros quando mantidos em locais desprotegidos e acumulando água da chuva. “Além de ser uma ação de controle do mosquito e de combate à dengue, também é uma boa prática ambiental, pois, assim, o material terá uma destinação adequada”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rafael Altreiter.
O recolhimento de pneus no mês de outubro integra o Programa Municipal de Vigilância e Controle do Aedes, bem como o projeto “Eu Cuido Nova Petrópolis”, e está na programação da Semana Lixo Zero no município, marcada para acontecer entre os dias 20 e 28.
No restante do ano, para dar a destinação ambientalmente correta aos pneus, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (54) 3298-2650 e verificar a possibilidade de recolhimento dos materiais.
Importante salientar que essa atividade se destina apenas a pessoas físicas. A Secretaria de Saúde não irá receber materiais encaminhados por empresas privadas ou borracharias.
Onde entregar os pneus
Os pneus podem ser entregues na garagem da Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O acesso é na esquina das ruas Rui Barbosa e João Leão, próximo à Rua dos Jardins.
Crédito da foto: Ana Paula Backes/Comunicação PMNP