conteúdo do menu
conteúdo principal
26/06/2014

Posto de Saúde de Nova Petrópolis inicia atendimento em terceiro turno

Horário ampliado na UBS Centro destina-se a atender pacientes com doenças respiratórias...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
O atendimento ampliado no Posto de Saúde do Centro iniciou nesta segunda-feira, dia 23 de junho e prossegue até 19 de setembro, durante os meses de inverno. Um médico clínico geral, um enfermeiro e um técnico de enfermagem atendem das 17h às 20h, no chamado terceiro turno, de segunda a sexta-feira.
“A equipe atenderá apenas casos de doenças respiratórias. Pacientes com sintomas de gripe, tosse, febre, falta de ar, asma, entre outros aspectos relacionados às doenças respiratórias podem procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro no horário ampliado”, explicou a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini.
Segundo a secretária, este horário é importante para o usuário, principalmente para as crianças, que muitas vezes chegam em casa no final do dia e os pais percebem que elas apresentam certo desconforto, seja tosse, febre ou outros sintomas de gripe. “O terceiro turno também é importante para não sobrecarregarmos o Hospital Nova Petrópolis, uma vez que a instituição hospitalar deve ser acionada em casos mais graves, como urgências, emergências ou internações”, salientou. “O trabalhador também terá esta opção de atendimento para casos de doenças respiratórias, mas, lembramos que é preferível utilizar as Unidades Básicas de Saúde do seu local de referência para estabelecer o vínculo com a equipe, facilitando a resolutividade no atendimento”, esclareceu Críslei.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social esta iniciativa está baseada na Política Estadual de Incentivo para Qualificação da Atenção Básica, em que o Município se compromete com o desenvolvimento de inúmeras ações de qualificação, inclusive o Terceiro Turno de Atendimento. “Em 2013, nesta mesma iniciativa, atendemos 650 pessoas, de junho a setembro, durante o horário ampliado”, lembrou a secretária.
O prefeito Regis Luiz Hahn declara a importância da iniciativa para atender a população acometida por doenças respiratórias que não consegue buscar auxílio médico durante o dia. “O atendimento das 17h às 20h, certamente, irá facilitar a vida da comunidade, que tem suas obrigações profissionais e, agora, poderá buscar ajuda médica após o horário de trabalho. A saúde da população é nossa prioridade e saber que estamos possibilitando que todos busquem ajuda de profissionais da saúde é cumprir com nosso compromisso”, enfatizou o prefeito Lelo.

Vacina contra a gripe: faça a sua!
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe encerrou em maio. Em Nova Petrópolis a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era vacinar 3.686 pessoas, equivalente a 80% dos grupos prioritários. “Vacinamos 3.871 pessoas que equivalem a 82% os grupos prioritários”, comemorou a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Veroni Fagundes.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, aproximadamente 6.500 pessoas já foram imunizadas contra a gripe. No entanto, ainda há vacinas à disposição em todos os Postos de Saúde de Nova Petrópolis. A população deve procurar sua UBS de referência para receber a vacina da gripe. A dose é aplicada gratuitamente.
Fonte:

Outras Notícias