Mais de 35 aparelhos eletrônicos serão utilizados nas visitas domiciliares...
O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn entregou no dia 05 de maio, 39 tablets para os agentes comunitários de saúde (ACS) do Município. Os aparelhos irão auxiliar os ACS nas visitas domiciliares, agregando informações ao sistema de saúde Sautech. Os tablets foram adquiridos por meio do recurso recebido do programa Rede SUS.
“Esse é um marco na área da saúde de Nova Petrópolis. Estamos informatizando algo que atende toda a comunidade e que melhora a qualidade de vida, tanto dos profissionais que atuam na área, quanto da comunidade que recebe atendimento”, ressaltou o prefeito Regis Luiz Hahn.
A secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; a secretária adjunta da pasta, Veroni Fagundes; o diretor da Sautech, Ricardo Pigatto e o consultor da empresa, Paulo Fernando; a especialista em saúde da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Eliane Crippa; os integrantes do Departamento Municipal de Tecnologias e Informação e do Departamento de Patrimônio da Prefeitura Municipal participaram da entrega dos aparelhos.
“A informatização representa uma enorme conquista para a gestão de saúde em Nova Petrópolis. A ferramenta tem como objetivo facilitar os processos de trabalho, permitindo cruzar dados e informações que servirão para direcionar as ações de saúde exatamente nas maiores necessidades dos usuários. É um importante diferencial e representa grande avanço”, destacou a secretária Crislei.
Em agosto de 2014, a Sautech iniciou a implantação do sistema em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Nova Petrópolis, oferecendo capacitação a todos os profissionais da área. O projeto é inovador, permitindo o acompanhamento em tempo real dos contratos e das contratualizações. O sistema privado possibilita também a criação de uma rede única de dados, que permite controlar a disponibilidade de remédios no estoque, o controle de vencimento dos medicamentos, o número de atendimentos por médico e a duração da consulta, os equipamentos das UBSs e a utilização dos mesmos. O sistema permite ainda o acesso a todo o histórico clínico do paciente, e possibilita que a receita médica seja entregue impressa ao paciente, legível com todos os dados necessários.
O Município recebeu R$ 321.500,00 da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do plano de trabalho desenvolvido para o Rede SUS. Com a verba foi realizada a reforma na rede elétrica e na rede lógica das sete UBSs de Nova Petrópolis e foram adquiridos 50 computadores completos, 50 tablets, 35 impressoras, além de equipamentos complementares.