Secretaria de Saúde e Assistência Social
Vacina está disponível em todos os postos de saúde, de acordo com calendário estabelecido por cada localidade
Após a confirmação de um caso de infecção pelo vírus do Sarampo no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde e o governo gaúcho estão orientando a população a procurar os postos de saúde para receber a vacina Tríplice Viral que protege contra a doença. Em Nova Petrópolis, a Prefeitura segue essa recomendação e pede aos moradores para que compareçam para a imunização, caso ainda não tenham tomado ao menos uma dose. A vacina está disponível em todos os postos de saúde do centro, dos bairros e do interior, de acordo com o calendário estabelecido por cada unidade de saúde.
O caso de Sarampo foi identificado na cidade do Rio Grande, interior gaúcho, em uma criança recém chegada ao país, ou seja, é um caso importado. No Brasil, não há registros de pessoas infectadas por essa doença desde 2022, por isso, o Governo Federal enviou ao estado 120 mil doses da vacina Tríplice Viral para facilitar a imunização da população.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, a cobertura vacinal contra o vírus no Rio Grande do Sul ultrapassa a marca de 90% para aqueles que receberam a primeira dose. Em Nova Petrópolis, apesar da cobertura infantil chegar a 104,85% para a primeira dose da vacina, ainda precisa aumentar entre os adultos. “A população adulta é mais resistente, mas precisa se proteger e dar o exemplo para as nossas crianças, de que a vacinação é a melhor maneira de se proteger das doenças”, destaca a coordenadora da Epidemiologia do Município, Aline Portz.
Dessa forma, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade daquelas pessoas que não têm o esquema vacinal completo contra o Sarampo, para que compareçam às unidades básicas de saúde. Lembrando que a vacina Tríplice Viral, contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola, está disponível para crianças a partir dos 12 meses de idade até os adultos com 59 anos.
Confira abaixo qual o número de doses indicado por grupo
- Crianças (a partir de 12 meses) – uma dose aos 12 meses e outra aos 15 meses.
- Adultos até 29 anos – Devem ter recebido duas doses da vacina.
- Adultos de 30 a 59 anos – Devem ter recebido uma dose da vacina.
- Profissionais de saúde – Precisam receber duas doses da vacina, independentemente da idade.
Cronograma de vacinação nas unidades de saúde
Todos os postos de saúde de Nova Petrópolis disponibilizam a vacina contra o sarampo para a população. Confira abaixo as datas e não esqueça de levar sua carteira de vacinação, documento de identidade e o Cartão SUS. A vacinação é gratuita.
Segunda-feira: Vale do Caí
Quarta-feira: Vila Germânia e Piá
Quinta-feira: Centro, Vale Verde, Linha Brasil e Linha Imperial
Sexta-feira: Pinhal Alto
Saiba mais sobre o Sarampo
O Sarampo é uma doença viral aguda e extremamente grave, principalmente para crianças menores de cinco anos de idade, pessoas desnutridas e imunodeprimidas, que possuem um sistema imunológico mais fraco.
A transmissão do vírus do Sarampo ocorre de forma direta, através do contato com secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade. Além disso, o contágio também pode ocorrer pela dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados como escolas, creches, clínicas, entre outros.
Crédito das fotos: Divulgação