Equipes são preparadas para o retorno às salas de aula no dia 13 de fevereiro
Teve início nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, mais uma etapa de capacitação dos professores que atuam na rede municipal de educação de Nova Petrópolis. Participam da formação, que segue até o dia 8, profissionais das escolas de ensino fundamental. Neste primeiro dia de formação, os educadores foram recepcionados pelo prefeito Jorge Darlei Wolf e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Leal, que deram as boas-vindas às equipes na Escola Augusto Guilherme Gaedicke e no auditório da Acinp. O ano letivo para o ensino fundamental se inicia em 13 de fevereiro.
Em ambos os momentos, de conversa e descontração com os educadores que participam das formações, o prefeito Darlei destacou a importância dos profissionais para o futuro do município e agradeceu toda a dedicação para formar os futuros cidadãos nova-petropolitanos. “Vocês têm a mais nobre missão, através desse fenômeno chamado educação, de transformar pessoas”, disse o prefeito aos professores na abertura do encontro na Acinp. Ele citou os investimentos que o Município tem feito para qualificar a rede de ensino, como a contratação de mais profissionais para compor as equipes de educação e a conclusão das obras em escolas da Linha Imperial e Vila Olinda, além de um concurso público que deverá ser lançado em breve para ampliar o quadro de servidores da educação.
A secretária Gislaine também agradeceu o empenho dos profissionais e fez questão de destacar o quanto respeita o trabalho de cada um que se dedica à missão de educar. “Vocês são a minha equipe, a nossa equipe, são o ponto forte e chave da educação para que possamos continuar essa caminhada que não é fácil. Por saber que são os professores que seguram o trabalho nas escolas, ofereço o meu respeito a quem está à frente das direções e para aqueles que estão em sala de aula no dia a dia. Vocês não estão sozinhos, podem contar com a Secretaria de Educação, com a Administração de Nova Petrópolis, sempre que precisarem”, afirmou a gestora.
Investimento na educação dos professores
Por volta das 8h, as primeiras atividades da formação se iniciaram na Escola Augusto Guilherme Gaedicke, no bairro Vale Verde. A capacitação é oferecida pelo Sesi, através de um projeto piloto realizado em parceria com o Município, e que está no segundo ano de aplicação. Em 2023 serão atendidos 167 alunos com o projeto.
Conforme explica a secretária Gislaine, através do modelo do Sesi, “os alunos de anos iniciais, até o 4ª ano, estudam em turno integral e têm aulas em um formato diferenciado, priorizando o ensino em movimento e com foco na aprendizagem prática”. A formação tem o objetivo de preparar as equipes para atuar dessa forma em sala de aula e já ocorrem desde o ano passado.
Já no auditório da Acinp, o primeiro dia de capacitação dos demais professores da rede municipal foi voltada à necessidade do olhar cuidadoso com o professor, tanto no quesito profissional quanto pessoal, e o trabalho com a metodologia “Learning Spaces”, que busca estimular os estudantes a serem protagonistas do seu aprendizado. O primeiro tema foi tratado pela psicopedagoga Adriana Strasburger Trierweiler e a doutora em Processos e Manifestações Culturais, Raquel Dilly Konrath, do Instituto Ivoti. O segundo assunto foi apresentado pela mestre em Letras, Ângela Musskopf, e também pela professora Raquel. Nessa segunda etapa ainda foram trabalhadas as habilidades emocionais dos educadores.
Programação para terça-feira
Na terça-feira, dia 7, a capacitação da rede municipal é voltada aos profissionais que trabalham com a educação infantil. Será tratado sobre a “Sala do Sossego”, abordando a organização dos espaços e o planejamento das ações educativas, além da produção de pareceres sobre os alunos. Os professores de anos iniciais do ensino fundamental também irão aprender sobre psicomotricidade e musicalização, e sobre jogos matemáticos e de alfabetização.
Já os educadores que atuam com anos finais passarão por capacitação no dia 7, sobre o Steam, que é um método que envolve ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática, e também a respeito da articulação entre os componentes curriculares. Os professores desse grupo vão trabalhar ainda a avaliação diagnóstica e os processos de aprendizagem.
Educadores infantis já foram capacitados
Antes da formação de professores das escolas de ensino fundamental, a Prefeitura de Nova Petrópolis também promoveu a capacitação dos profissionais que atuam nas escolas infantis ainda no mês de janeiro, na Escola Otto Hoffmann, na Pousada da Neve.
Participaram da capacitação professores, técnicos e supervisores educacionais, auxiliares, volantes, diretores, merendeiras e monitores. O curso foi ministrado por equipe do Instituto Ivoti, sendo organizada pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação.
As aulas na educação infantil municipal retornaram no dia 30 de janeiro e no ensino fundamental recomeçam em 13 de fevereiro. O ano letivo se encerra em 15 de dezembro.
Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP