conteúdo do menu
conteúdo principal
23/03/2018

Prefeitura de Nova Petrópolis cumpre liminar e recolhe mais de 38 toneladas de lixo em propriedade particular

Ação foi realizada durante quatro dias e custou mais de R$ 11 mil para recolhimento, transporte e destinação correta dos resíduos...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, a Fiscalização Ambiental e Sanitária do Município, quatro policiais da Brigada Militar, além de servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, estiveram na propriedade de um morador de Feliz Lembrança, interior do Município, para cumprir uma ordem judicial que determinou a limpeza do local. Os trabalhos iniciaram na terça-feira, 13 de março, e prosseguiram até sexta-feira, dia 16. Na propriedade havia depósito de reciclagem clandestina e descarte incorreto de diversos resíduos e acúmulo de lixo que ofereciam risco à saúde pública e ao meio ambiente.
A empresa que realiza a coleta seletiva de lixo no Município foi acionada para realizar o transporte e destinação correta das 38.710 toneladas de resíduos recolhidos no local. Para a retirar o lixo foram utilizados cinco containers, uma máquina retroescavadeira e o serviço de um operador de máquina, dois operários e dois operários especializados. O Poder Público investiu R$ 11.296,39 para custear o transporte, destinação, containers, hora máquina e hora de trabalho de cada servidor. A Prefeitura Municipal deve ser restituída pelo proprietário do terreno que mantinha o lixo inadequadamente, conforme a liminar.
Desde janeiro de 2015 a Prefeitura de Nova Petrópolis trata do caso. O proprietário foi objeto de denúncias na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e após conferência da situação, ele foi notificado e multado. “Por diversas vezes, ele foi instruído a regularizar a atividade de reciclador ou a encerrar a atividade dando o legal destino para os resíduos. Entramos com a solicitação de limpeza do local na Justiça e a liminar foi expedida. Como o proprietário não cumpriu com a ordem judicial, coube ao Município retirar o lixo e destiná-lo corretamente”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima.
Lâmpadas, embalagens de agrotóxicos e de medicamentos, baterias, pneus, extintores, materiais eletrônicos, tintas, entre outros itens nocivos à saúde pública e ao meio ambiente estavam em meio a materiais plásticos, madeiras, sucata de metal depositados diretamente no solo, a céu aberto, ao redor da residência, espalhados pelo terreno e na via pública. O lixo acumulado atraía vetores, moscas, mosquitos, baratas e ratos para as redondezas do local.
“Os resíduos de equipamentos eletrônicos possuem em sua composição metais pesados como mercúrio e chumbo, além de outros, que em contato direto com o solo, podem causar diversas complicações ao meio ambiente e para a saúde do ser humano. Quando descartado de forma inconsequente, essas substâncias tóxicas são liberadas podendo contaminar o solo e atingir o lençol freático, além de plantas, animais e, consequentemente, afetar a saúde humana”, destaca a fiscal ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Cássia Hoffman.
A coleta seletiva de lixo ocorre de segunda a sábado em Nova Petrópolis. A tabela de horários está disponível no site www.novapetropolis.rs.gov.br. Lâmpadas, pilhas, baterias, pneus, toners, sucatas, eletrônicos, entre outros não devem ser colocados junto com o lixo seco ou orgânico pois, para esses produtos, existe a lei de logística reversa que prevê o recolhimento desses materiais por parte da empresa que os comercializa. A Prefeitura de Nova Petrópolis realiza coletas especiais de embalagens de agrotóxicos, lixo eletrônico, pneus e óleo de cozinha em datas específicas durante o ano para diminuir o impacto da destinação incorreta desses materiais no meio ambiente.
Mais informações sobre Nova Petrópolis pelo fone (54) 3281-8400. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.




Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis

Outras Notícias