Secretaria de Turismo e Cultura
Objetivo da festa é proporcionar à sociedade a experimentação da cultura, história e folclore gaúcho
O Poder Público Municipal e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pousada da Serra firmaram Termo de Fomento nesta terça-feira, 25 de fevereiro, no Gabinete Oficial. O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e o presidente do CTG, Norberto Schumann, assinaram o Termo que prevê o repasse financeiro de R$ 21 mil pelo Executivo Municipal para realização da 21ª Festa Campeira de Nova Petrópolis, que ocorre de 28 de fevereiro a 2 de março, na sede do CTG Pousada da Serra, situado na localidade de Linha Imperial.
O vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva; o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali, e a Diretora do Departamento Municipal de Cultura, Iasmin Schmitt, também participaram do ato de assinatura do documento.
De acordo com o plano de trabalho, os valores provenientes do Termo de Fomento nº 015/2025 serão investidos na alimentação da equipe de voluntários; no material de limpeza; no aluguel de gerador; no serviço de segurança e limpeza; na madeira para contenção de gado e montagem de acampamentos; no diesel para abastecimento do gerador e na distribuição de água para acampamentos e consumo animal.
O objetivo da realização da Festa Campeira é proporcionar à sociedade uma alternativa saudável de entretenimento, convívio social, experimentação da cultura, história e folclore gaúcho. Além disso, tem como intuito a valorização do homem do campo, representado na indumentária, provas campeiras, música, dança e gastronomia sul riograndense. Dessa forma, a realização da Festa Campeira significa um levante em busca da sustentabilidade dos trabalhos culturais do CTG Pousada da Serra, em especial dos pilares econômico e humano.
Emendas Impositivas
Na terça-feira, 25 de fevereiro, também foi assinado, no Gabinete Oficial, o Termo de Fomento nº 013/2025, que prevê o repasse financeiro de R$ 52.298,25 pelo Executivo Municipal para o CTG Pousada da Serra, valor oriundo das Emendas Impositivas encaminhadas pelos ex-vereadores Alexandre da Silva, Cláudio Antônio Gottschalk e Egon Ackermann.
Neste caso, o valor será investido na manutenção dos pisos e assoalhos da sede do CTG Pousada da Serra. De acordo com o plano de trabalho, será realizada a remoção das camadas desgastadas dos pisos e assoalhos; a drenagem e sistematização do terreno; o nivelamento e compactação das camadas de base; a construção de contrapiso; a impermeabilização e barroteamento; o nivelamento de contrapiso, aplicação de cerâmica e/ou assoalho; rejunte, acabamentos e pintura.
Entenda as emendas impositivas
Em julho de 2023, foi aprovada, na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 001/2022, encaminhada pelo presidente da Casa Legislativa Municipal da época, vereador Alexandre da Silva. Com essa aprovação, o Poder Legislativo tem o direito a emendas individuais, destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições.
As emendas parlamentares impositivas são parte do orçamento público, cuja aplicação é feita pelo Poder Executivo, mas indicada por vereadores.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Créditos das fotos: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP