A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto conta com um ônibus novo para o transporte escolar. Na manhã de terça-feira, 1º de outubro, o prefeito Regis Luiz Hahn, a secretária de Educação, Cíntia Hansen Reisdoerfer e o diretor do departamento de transporte, Paulo Marcos Schwantz, foram até a Concessionária da Mercedez-Benz Mecasul, em Nova Santa Rita, para receber o ônibus adaptado com capacidade para 56 passageiros.
Na ocasião, a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), contemplou 20 cidades com os ônibus, que fazem parte do programa Caminhos da Escola, do Governo Federal. Os veículos, avaliados em R$ 260 mil, são adaptados para atender as comunidades escolares rurais, além de possuírem um sistema de plataforma para embarque de cadeirantes e cadeira de rodas reserva.
O diretor do Departamento de Articulação dos Municípios da SEDUC, Antônio Marangon, explicou que o programa prevê a entrega de 200 ônibus para os municípios gaúchos, dos quais 41 já foram entregues. Para o prefeito Regis Hahn, o ônibus será um diferencial no transporte escolar da cidade. “Estamos com a certeza de dever cumprido. Esse ônibus será muito útil em nosso município e o fato de ser adaptado para cadeirantes me deixa particularmente feliz”, disse o prefeito.
Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer, o ônibus foi conquistado graças ao esforço da administração municipal. “Fizemos tudo certo, nos inscrevemos no programa e ligamos incontáveis vezes atrás de orientações e informações. Todo esse esforço valeu muito à pena, o município conta com mais um ônibus em sua frota”, destacou a secretária.
De acordo com o diretor do Departamento de Transporte de Nova Petrópolis, Paulo Marcos Schwantz, o ônibus vai circular pela região centro-bairro da cidade inicialmente, visando atender a demanda da acessibilidade, uma vez que existem cadeirantes que necessitam do transporte escolar nessa região. A previsão é que o ônibus, que foi trazido para Nova Petrópolis no mesmo dia da entrega, esteja liberado para o uso em 30 dias, após serem resolvidos trâmites burocráticos, como recebimento da documentação da SEDUC para posteriores vistorias, seguros e obtenção de licenças para o transporte escolar.
Fonte: