Secretaria de Administração
Autoridades Municipais, Defesa Civil, forças policiais e lideranças setoriais foram acionadas...
A Administração Municipal de Nova Petrópolis convocou membros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários, forças policiais, lideranças setoriais e a equipe de Governo para estabelecer o plano de ação para minimizar os estragos causados pelas fortes chuvas registradas desde domingo, 16, na região. Esta equipe designada para atuar no gerenciamento de crise fez uma avaliação das condições do Município, elencou as principais necessidades e estabeleceu estratégias para atender casos emergenciais. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 18 de outubro, no Gabinete Oficial, na Prefeitura de Nova Petrópolis.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários e coordenador da Defesa Civil Municipal, Ivanildo Santana, mais de 50 atendimentos foram realizados desde segunda-feira, dia 17. “Contamos com o pronto auxílio dos jipeiros do Município para acessar determinados locais. E, também, com o decisivo apoio das equipes e máquinas da Secretaria de Obras. A Secretaria de Saúde e Assistência Social também foi determinante para o abrigamento das 21 pessoas, desalojadas na região de São José do Caí, algumas em função de alagamento, outras de risco ou deslizamento”, avaliou Santana.
O gerente local da CORSAN, Sadi Zimmermann, pediu apoio da comunidade no sentido de racionar água. “Estamos trabalhando para reparar os estragos identificados na Barragem Santa Isabel, principal local de captação de água para abastecer o Município”, declarou Zimmermann, sem dar previsão para a normalização no abastecimento de água em Nova Petrópolis.
Em função da falta de água, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz expôs a necessidade de suspender aulas em algumas escolas. Oito educandários tiveram as aulas suspensas na terça à tarde, dia 18, e na quarta-feira, 19 de outubro, pela manhã e à tarde. Cerca de 2.070 alunos foram afetados pelo cancelamentos das aulas.
Nova Petrópolis recebe nesta tarde, 18 de outubro, integrantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Após avaliação da situação do Município, será definida a necessidade de decretar estado de emergência ou calamidade pública. Equipes da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, órgãos de segurança e voluntários seguem atuantes durante todo o dia para reparar os estragos causados pelas fortes chuvas.
PRESTE ATENÇÃO AOS AVISOS DE UTILIDADE PÚBLICA:
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto comunica o CANCELAMENTO DAS AULAS nesta terça-feira à tarde e amanhã, dia 19, pela manhã e à tarde, nas seguintes escolas: Piá, Otto Hoffmann, Pedro Beck Filho, Luiz Loeser, Padre Werner, 1º de Maio, Frederico Michaelsen e APAE. Cerca de 2.070 alunos serão afetados. As aulas serão retomadas normalmente na quinta-feira, dia 20 de outubro.
ESTÃO MANTIDAS AS AULAS nas Escolas Municipais de Educação Infantil e nas escolas São José, Bom Pastor, Padre Amstad e Augusto Guilherme Gaedicke.
O FESTIVAL DE MÚSICA ESTUDANTIL desta noite, dia 18, está cancelado. A etapa 3º, 4º e 5º Anos será realizada no domingo, dia 23 de outubro, às 18h, no Centro de Eventos. O restante da programação do festival desta semana está mantido.
A ASSOCIAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS (AUNP) informa que as linhas Feevale, Feevale Joaneta, Unisinos, Unisinos Pinhal e UCS Canela continuam normalmente hoje, dia 18. As linhas FTEC/Campus 8, Caxias do Sul, UCS Caxias do Sul estão CANCELADAS nesta terça-feira, 18 de outubro, em função da BR 116 e estradas secundárias ainda estarem bloqueadas.
A Unidade Básica de Saúde do Vale do Caí estará fechada nesta terça-feira, 18 de outubro. O atendimento na UBS VALE DO CAÍ estará normalizado amanhã, dia 19.
Há necessidade de ÁGUA POTÁVEL para abastecimento dos 21 desalojados que estão abrigados no Centro Evangélico do Município. As doações devem ser entregues no Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis ou na sede da Assistência Social.
A CORSAN solicita à comunidade de Nova Petrópolis que RACIONE ÁGUA POTÁVEL, utilizando somente o estritamente necessário. A cidade está desabastecida desde ontem e os reservatórios já estão esvaziando. NÃO HÁ PREVISÃO DE NORMALIZAÇÃO.
Em virtude da chuva persistente, Bombeiros e Defesa Civil recomendam CAUTELA A QUEM TRAFEGAR PELAS ESTRADAS DA REGIÃO, SOBRETUDO NAS NÃO PAVIMENTADAS. O solo e as encostas estão instáveis, potencializando deslizamentos. Além disso, as vias do interior estão bastante prejudicadas pela chuva, não oferecendo a segurança necessária. No momento o único bloqueio no Município é na BR-116, Km 180, entre Nova Petrópolis e Vila Cristina/Caxias do Sul.
Alerta também para quem mora em ÁREAS DE RISCO que fique atento a qualquer movimentação de solo. Em caso de necessidade, contate-nos pelos fones (54) 3281 3313, (54) 3281 4526 ou 193.
FOTOS: Kassandra Dorneles