O Curso de Formação de Professores: Novos Hábitos e Habitats teve mais uma etapa concluída no dia 31 de julho, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann. A 2ª de quatro fases da formação abordou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na oportunidade, os professores apresentaram as conclusões dos estudos acerca do documento normativo realizados junto com os formadores da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, prestigiou a atividade.
Durante as apresentações, realizadas em grupos e subdivididas por conteúdos, o corpo docente do Município expôs preocupações em relação à adoção da Base Nacional Comum Curricular. Supressão de conteúdos, superficialidade no ensino de alguns assuntos, sobregarca de matérias para séries iniciais, ensino voltado à formação de jovens cientistas, aprendizagem por unidades temáticas em algumas disciplinas, dificuldade de adequação, entre outros aspectos, foram alguns pontos abordados.
“Tivemos sérias perdas. A BNCC torna o mínimo como máximo”, lamentou o grupo de História. Além desta disciplina, manifestarem-se os professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Alemã, Informática, Educação Física, Arte e Música, Geografia, Matemática e Ciências.
“Estamos acostumados com mais que o mínimo, nossos resultados demonstram isto. Agora é tempo de respirar, precisamos nos reestruturar para continuar trabalhando, firmando os próximos passos”, declarou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz ao salientar que absorveu muitas demandas manifestadas, tais como, integrar mais os professores dos anos iniciais e finais e seguir o trabalho por áreas, por exemplo.
O grupo docente que fez a formação teve o acompanhamento dos professores formadores da equipe da UCS, Fabiano Lima, Luana Gomes Grillo, Carla Sasset, Magaly Ruwer, Graziela Rossetto Giron, Neila Bonone, Sintian Schmidt, Caroline Varta, Daiane Dala Zen e Michel Mendes.
Além da conclusão, as professoras Joice Spier Hahn e Cândida Michaelsen relataram sobre a recente experiência em Portugal. As professoras viajaram para a Europa após vencerem a primeira edição do intercâmbio “Nossas Aprendizagens – Projetos de Pesquisa de Opinião 2017/2018”. Esta proposta teve o apoio da Universidade de Caxias do Sul, que representa o pólo do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) no Rio Grande do Sul. Joice e Cândida falaram sobre a rica troca cultural e crescimento profissional adquiridos durante a breve viagem.
A convite da pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Kieling, a professora Vivian Metz também discorreu sobre sua dissertação de mestrado, cujo tema foi “Nova Perópolis e Picada Café: Redes Municipais de Educação que têm a ensinar sobre sucesso escolar”.
Segundo a pedagoga, Cristiane Kieling, a próxima etapa do curso de formação será a participação na Iª Mostra do Conhecimento e o IV Seminário Municipal Nossas Aprendizagens - Escola e Pesquisa. “Nesta etapa participaremos do XVIII Seminário Internacional Escola e Pesquisa, em outubro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e teremos a publicação dos nossos trabalhos de pesquisa nos Anais do XVIII Seminário Internacional Escola e Pesquisa: Um encontro possível”, relatou ao acrescentar que, para 2019, ficou a etapa “Inovação Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico da Escola”.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.
CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP
Fonte: