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29/08/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Professores de Nova Petrópolis fazem relato de experiências na UCS

Docentes foram convidados pela coordenação de Curso de Especialização...

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Na sexta-feira, 23 de agosto, professores da rede municipal de ensino de Nova Petrópolis relataram algumas de suas experiências de inclusão para um grupo de alunos do Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Intelectual e Múltipla da UCS. Os professores foram convidados pela coordenação do curso da universidade, com o intuito de promover uma troca de experiências entre alunos da UCS e professores de Nova Petrópolis sobre esse tipo de inclusão.
Os professores que participaram da atividade na UCS foram Miriam Fenner, da EMEF Luiz Loeser, Thomas Heppe, da EMEF Otto Hoffmann, Fernanda Trierweiler, professora de matemática da EMEF Bom Pastor, Élen Wedig Raimann, Coordenadora Pedagógica da EMEF Otto Hoffmann, Roseli Zimmermann, Coordenadora Pedagógica da EMEF Luiz Loeser e Joice Schwantes, monitora na EMEF Pedro Beck Filho.
O relato de experiências aconteceu para alunos da disciplina de avaliação e adaptações curriculares. A apresentação trouxe subsídios da prática das escolas quanto às adaptações curriculares e o processo de avaliação. Cada professor relatou seu ponto de vista sobre o processo de inclusão, dificuldades e procedimentos metodológicos, além das adaptações para que o aluno possa ter sucesso no processo de inclusão escolar. Foram apresentados casos de alunos com Autismo, Síndrome de Down, Paralisia cerebral e deficiência intelectual.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto realiza em Nova Petrópolis um trabalho que consiste na qualificação e adequação, principalmente no que diz respeito às exigências legais que esse tipo de inclusão demanda. O trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e APAE tem sido de grande ajude em todo o processo. Os estudos nessa área têm sido intensos e os professores da rede municipal desempenham um papel fundamental para o sucesso da iniciativa.
O diferencial da rede de ensino do município é o de ter turmas pequenas, além das escolas contarem com supervisores engajados no processo de inclusão. Além disso, a Secretaria de Educação procura disponibilizar auxiliares para as turmas quando necessário, qualificando ainda mais o atendimento.


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