Projeto Caminhos do Cuidado, organizado pelo Grupo Hospitalar Conceição e Fundação Osvaldo Cruz, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Escola de Saúde Pública, em Nova Petrópolis com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O curso, que tinha foco na formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, foi realizado todas as sextas-feiras de agosto, contemplando um grupo de 28 profissionais de saúde de Nova Petrópolis, entre agentes comunitários, técnicos e auxiliares de enfermagem.
A formação teve carga horária total de 60 horas, sendo 40 horas presenciais e 20 horas compostas por atividades de dispersão dos alunos em seus campos de atuação. A Prefeitura de Nova Petrópolis, em parceria com a ACINP, disponibilizou uma sala de 40 lugares com cadeiras móveis, computador, datashow e caixas de som.
A secretária de Saúde, Críslei Gerevini, ressaltou o empenho dos profissionais de saúde envolvidos no evento. “O trabalho das equipes do CAPS Vida Nova e do Núcelo de Apoio à Saúde da Família do município foi imprescindível para a realização deste projeto. Essas equipes organizaram desde as inscrições até o desenvolvimento das atividades deste importante curso que, com certeza, qualifica ainda mais nossos profissionais”, pontuou Críslei.
O grupo de agentes comunitários, técnicos e auxiliares de enfermagem que participou do curso recebeu da organização lanche, almoço e kit aluno, composto de mochila, caderno, caneta, camiseta. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a coordenação do Projeto Caminhos do Cuidado definir datas para mais uma edição do curso, que contemplará mais 20 profissionais de saúde de Nova Petrópolis.
Fonte: