conteúdo do menu
conteúdo principal
11/07/2016

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Projeto desenvolvido em Nova Petrópolis é utilizado em conferências no Peru

Cinco escolas municipais realizam atividades do programa NEPSO...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis adotou a pesquisa como método de ensino em 2015, por meio do projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO). Dentro da proposta do NEPSO, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) é o pólo do Rio Grande do Sul e oferece assessoria para Nova Petrópolis.

A implantação do projeto em Nova Petrópolis contou com três etapas. A primeira fase envolveu os professores, que pesquisaram assuntos ou temas relevantes para o cotidiano das escolas, e, desta forma, aprenderam na prática como fazer a pesquisa. A 2º fase foi realizada com os alunos. Os professores aplicaram a metodologia aprendida com os alunos. Foram desenvolvidos dois projetos por escola, com os alunos dos 5º e 9º anos. O resultado destas pesquisas foi publicado com destaque na página oficial do NEPSO.

O trabalho realizado em Nova Petrópolis na segunda fase de implantação do projeto foi utilizado pelas professoras Nilda Stecanela e Lisandra Pacheco da Silva nas conferências realizadas no mês de maio, na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), em Lima, Peru. A pesquisa como metodologia propõe o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Promove os princípios da contextualização de conteúdos, integração de disciplinas, valorização da iniciativa e de autonomia dos alunos, cidadania e participação, criando possibilidades de inovação do trabalho pedagógico.

A 3ª fase, ainda em andamento, tem como foco a pesquisa com o gestor. “A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto recebe orientações sobre a importância da pesquisa para a formação de professores e alunos e realiza o estudo sobre as etapas já desenvolvidas e o andamento das escolas, para que, junto com as instituições, possa delinear o currículo e a escola que desejamos e necessitamos atualmente”, destaca a pedagoga da Prefeitura Municipal, Cristiane Kieling.  

O NEPSO é um projeto coordenado pelas Organizações Não-Governamentais Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro, que mantém uma rede de interlocução sobre o uso da pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica em Polos disseminadores de Estados do Brasil (Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paula, Minas Gerais, Bahia, Pernanbuco e Distrito Federal) e países da América Latina (Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México), além da Europa (Portugal).

Em Nova Petrópolis, o NEPSO é desenvolvido nas turmas de 4º, 5º e 9º anos das Escolas Augusto Guilherme Gaedicke, Bom Pastor, Luiz Loeser, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho. Mais informações sobre o projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião podem ser acessadas no site oficial do programa www.nepso.net ou pelo moodle, na aba serviços online, no site www.novapetropolis.com.br.


Fonte:

Outras Notícias