Quem passar pela Praça das Flores pode se deparar com diversos títulos literários espalhados pelo local. A ação, que recebeu o nome de “Livro sem Dono”, faz parte do projeto “Cidade Leitora”, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto. A ideia é que os livros sejam levados e lidos por um grande número de pessoas. Funcionários da Biblioteca Pública Municipal farão a distribuição dos exemplares, sempre nas quintas-feiras, até 12 de março, dia municipal de incentivo à cultura.
Nesta quinta, 31 de janeiro, é o segundo dia do “Livro Sem dono”, e os títulos que serão deixados na praça são os seguintes: “O Etrusco”, de Mika Waltari; “A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres”, de Augusto Cury; “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman; “Comer, Rezar, Amar”, de Elizabeth Gilbert e “Felipão a Alma do Penta”, de Ruy Carlos Ostermann.
O casal da cidade de Dois Vizinhos, no Paraná, Celestino Munaro, professor aposentado de 65 anos, e Nelis Colasa, dona de casa de 44 anos, pararam para olhar um dos livros deixados na praça na primeira quinta-feira do projeto e ficaram surpresos, “Sem dúvida essa ação estimula a leitura, o livro deve circular. Eu nunca havia visto nada desse tipo, é interessante”, disse Celestino. Segundo a bibliotecária Susana Carrasco, uma das coordenadoras da iniciativa, a ideia também serve como preparação para o evento que será realizado no dia 12 de março, “Esse é um aquecimento para o que estamos preparando adiante, no dia municipal de incentivo à cultura.”, destacou.
Na semana passada, a iniciativa “Livro sem Dono”, deixou na praça os livros “Sem medo de Viver”, “História do Cerco de Lisboa”, “Vencendo o Passado”, “Filha da Fortuna”, “O Livreiro de Cabul”, “Carolina e a Ostra” e “Um Garoto Consumista na Roça”. Mais informações com a Biblioteca Pública Municipal, pelo telefone (54) 3281 2299.
Fonte: