Ação ocorre em frente ao Centro de Eventos e faz parte do projeto Eu cuido Nova Petrópolis
Na próxima sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de março, em frente ao Centro de Eventos, acontece mais uma ação de recolhimento de lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidro. A iniciativa faz parte do projeto “Eu cuido Nova Petrópolis” da Prefeitura, e deve ocorrer também em junho, setembro e dezembro, com o objetivo de facilitar a destinação correta de resíduos pelos munícipes. Na primeira edição do ano, os serviços ocorrem nesta sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h até as 11h30.
Em 2022, durante as coletas coordenadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram recolhidos 21.425 quilos de materiais e 1.040 litros de óleo. Para este ano, a expectativa é de ultrapassar esses números e estimular que a população compareça nas datas de recolhimento para entregar os resíduos armazenados em casa e não faça o descarte em qualquer lugar.
O recolhimento e a destinação ecologicamente correta dos resíduos contam com a parceria das empresas Ambe – Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos (lixo eletrônico), Biodiversidade – Coleta de Óleo Vegetal e Junges Soluções em Limpeza Urbana (vidros).
Confira abaixo o calendário de coletas e os horários:
MARÇO – CENTRO DE EVENTOS
- Sexta (10/03), das 8h às 17h
- Sábado (11/03), das 8h às 11h30
JUNHO – LOCAL A DEFINIR
- Sexta (09/06), das 8h às 17h
- Sábado (10/06), das 8h às 11h30
SETEMBRO – LOCAL A DEFINIR
- Sexta (08/09), das 8h às 17h
- Sábado (09/09), das 8h às 11h30
DEZEMBRO – LOCAL A DEFINIR
- Sexta (08/12), das 8h às 17h
- Sábado (09/12), das 8h às 11h30
Conheça o projeto
O projeto Eu cuido NP faz parte dos esforços da Administração Municipal para estimular ações sociais e ambientais nos munícipes. Entre as práticas sustentáveis previstas estão a coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, latas de tinta, e embalagens de agrotóxicos, recolhimento de móveis usados, podas e pilhas usadas.
Entre as ações sociais constam a Campanha do Agasalho, Farmácia Solidária, coleta de garrafas pet, feiras de adoção de animais, troca de livros por plantas, doação de alimento, móveis e eletrodomésticos, e coleta de tampas de garrafas. As atividades são divulgadas periodicamente pela Prefeitura.