18/09/2024

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Rio Caí volta a ter travessia de veículos entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul

Ponte da Cooperação será inaugurada na tarde desta sexta-feira, 20 de setembro

O turismo de Nova Petrópolis e região ganha um reforço significativo a partir deste sábado, 21 de setembro, com a inauguração da Ponte da Cooperação, sobre o Rio Caí. A abertura oficial da passagem ocorre às 15h do feriado de sexta-feira, 20 de setembro, reestabelecendo uma ligação terrestre direta com Caxias do Sul junto à BR-116.

A Ponte da Cooperação fica nas proximidades da BR-116, cerca de um quilômetro acima da antiga ponte, que foi destruída pela enchente em maio. Portanto, o uso da nova estrutura aumenta o percurso normal da rodovia em cerca de dois quilômetros.

A ponte tem caráter provisório e foi construída pelo Grupo Reconstruindo Conexões, com recursos oriundos de doações e apoio de máquinas das prefeituras de Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

A travessia ocorrerá 24 horas por dia, em pista simples, com trânsito alternado. Na BR-116, no trecho que liga o Vale do Caí ao Centro de Nova Petrópolis, o trânsito está liberado para veículos leves, que transitam em meia pista e são controlados por semáforos.

Mais do que reestabelecer a ligação entre duas cidades, a Ponte da Cooperação reforça a conexão entre as regiões das Hortênsias e Uva e Vinho, que possuem alguns dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP