O prefeito de Nova Petrópolis e presidente da Associação dos Municípios da Serra (Amserra), Regis Luiz Hahn, abriu o encontro mensal da entidade, no dia 28 de julho, juntamente com a prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Suzana Stoffel.
O primeiro convidado a se manifestar foi o diretor Geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), engenheiro Rogério Brasil Uberti. Ele colocou que o Departamento está à disposição dos Municípios e afirmou que está trabalhando para desburocratizar o andamento dos processos e pedidos dentro do DAER para atender melhor a sociedade.
O prefeito de São Francisco de Paula, Marcos André Aguzzolli questionou quais os planos do DAER para sua cidade. Rogério colocou que o Município é prioridade em função do turismo e afirmou também que as estradas do interior serão recuperadas. Em relação aos recuos solicitados na RS 020, Rogério colocou que é possível realizar a obra e que o prefeito deve pleiteá-la junto à 15ª Superintendência do Daer, em São Francisco de Paula.
Em relação a Avenida das Hortênsias, Rogério afirmou que a mesma está no planejamento do DAER e, que brevemente serão instalados semáforos nesta via, buscando mais segurança viária. O diretor solicita que as demandas dos Municípios sejam apresentadas diretamente a diretoria do DAER.
A ligação entre Santa Maria do Herval e Gramado também foi pauta do encontro. Mas, até então, ainda não há previsão da viabilização desta obra.
Do Tribunal de Contas do Estado (TCE) estavam presentes o presidente Marco Peixoto; coordenador Regional da Serra Cesar Cavion; diretora de Controle e Fiscalização, Cristina Assmann; diretora Administrativa, Ana Lucia Pereira e o Auditor Engenheiro na Esfera Estadual, engenheiro Rodrigo Silva do Nascimento.
Marco Peixoto falou da ação iniciada no ano passado, que busca uma aproximação com as Prefeituras, com muita responsabilidade, e que está dando bons resultados. Esta ação, na verdade, é uma campanha preventiva para que as Administrações Municipais não comentam erros em suas prestações de contas, buscando preservar a imagem dos prefeitos.
Para encerrar sua participação, Peixoto convidou os prefeitos da Amserra, com suas equipes, para uma reunião no próximo dia 12 de setembro, no Tribunal de Contas. Os gestores e seus colaboradores terão a oportunidade de sanar dúvidas diretamente com os chefes dos setores TCE. “Queremos desburocratizar, com profissionais altamente qualificados para orientar as Prefeituras, evitando as possíveis glosas da contas de cada Município”, comentou ele.
O engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Daniel Bencke também esteve presente na reunião. A prefeita de Santa Maria do Herval, Mara pediu agilidade quanto ao processo para construção de um trevo de acesso em Morro Reuter para Santa Maria do Herval, que atualmente oferece perigo e é uma demanda antiga.
Bencke comentou que cada vez mais tem cortes de verbas e o DNIT busca atender as demandas, dentro do possível. Comentou ainda a respeito de um estudo de viabilidade técnico econômico para duplicação da estrada entre Picada Café e Nova Petrópolis, nos perímetros urbanos e terceira faixa em outros trechos. As rachaduras na pista entre Nova Petrópolis e Picada Café foi também um assunto levantado e os prefeitos solicitaram que o DNIT providencie a manutenção.
Também estiveram presentes na reunião os prefeitos de Picada Café, Daniel Rückert; de Gramado, João Alfredo Bertolucci; de Cambará do Sul, Sachamberlaen José Silvestre; o vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar e diversos secretários Municipais e responsáveis pelo controle interno das prefeituras.
A próxima reunião de Amserra será em 25 de agosto, paralelamente ao evento da Confederação dos Municípios (CNM), no Hotel Continental.
Fonte: