conteúdo do menu
conteúdo principal
21/06/2021

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente entrega último cão galgo para adoção

Os cães sem raça definida Lotus e BR seguem a procura de um lar

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou no dia 10 de junho a entrega do cão galgo Rafael para adoção. Trata-se do último dos 11 cães apreendidos em situação de maus tratos em outubro de 2020 e disponibilizados para adoção em maio de 2021. Os cães Lotus e BR, que foram resgatados mais recentemente e que não têm raça definida, seguem a procura de um lar.

Interessados em adotar os cães Lotus e BR devem contatar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os telefones para contato são (54) 3281-8409 (54) 99963-6077.

Os cães galgos e um buldogue foram resgatados em ação da Polícia Civil e da Prefeitura durante cumprimento de mandado judicial no dia 9 de outubro de 2020, devido a situação de maus tratos. Entre os animais havia uma fêmea com cinco filhotes. No abrigo também foram encontradas ossadas de cães. 

Com o andamento do processo e a conclusão do tratamento veterinário, a Justiça autorizou o início da adoção. Todos os cães foram adotados de 7 de maio a 10 de junho. Para tanto, todos os candidatos passaram por entrevistas com profissional veterinário da Prefeitura e outras formas de avaliação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A fiscal ambiental Cássia Hoffman acompanhou o caso desde o início, participando inclusive do flagrante que resultou na apreensão dos animais. Mais recentemente, o trabalho ganhou a participação da dirigente de serviço público municipal, Ana Paula Schenckel, e da médica veterinária Juliana Farias. Confira a seguir o depoimento de cada uma:

 

O processo todo foi bastante comovente, desde o dia do resgate até a doação deles para as famílias selecionadas. Acompanhei cada momento e é difícil não se envolver emocionalmente. Eles mereciam os melhores tratamentos e as melhores famílias e não medimos esforços para que isso acontecesse. O animais nos ensinam muito, nos enchem gratuitamente de amor. Acredito que todo o trabalho foi recompensado com a alegria de ver os ‘focinhos compridos’ sendo carinhosamente acolhidos em suas novas famílias, recebendo a vida que merecem. Fico muito feliz quando as famílias nos enviam fotos e vídeos deles sendo mimados!

Cássia Hoffman

 

“Trabalhar no caso desses galgos me sensibilizou muito, mesmo não tendo acompanhado a situação desde o início. Vi fotos e ouvi relatos, que reforçaram o quanto todos nós, seres humanos, somos responsáveis pelo bem-estar dos animais que estão à nossa volta, sejam eles domésticos ou silvestres. Precisamos olhar mais para essa realidade e notar que a qualidade de vida deles depende totalmente da nossa colaboração”.

Ana Paula Schenckel

 

“Conheci o ‘caso dos galgos’ há pouco tempo. Porém, a cada cão adotado, e posteriormente o retorno dos responsáveis nos mostrando as condições de bem-estar animal que esses cães estão usufruindo, como médica veterinária, fico com a consciência tranquila e o sentimento de dever cumprido por ter auxiliado nesse trabalho”.

Juliana Farias

Outras Notícias