Secretaria de Administração
Temáticas são abordadas em livro didático do projeto Tosco em Ação...
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis lançou o projeto “Tosco em Ação”, dia 24 de agosto, no auditório da Escola Municipal Otto Hoffmann. A primeira atividade do programa foi reunir um professor e um supervisor de cada escola municipal, que desenvolve o trabalho com as séries finais, do 6º ao 9º ano, para a capacitação na aplicação do projeto “Tosco em Ação”. A secretária da pasta, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer; a pedagoga da Secretaria, Cristiane Kielling, e a assessora pedagógica, Ivone Maria Luft Fritsch estiveram presentes na primeira atividade do projeto.
O projeto “Tosco em Ação” foi criado pelo psicólogo Gilberto Mattje e publicado pela Editora Alvorada. O livro Tosco, que será trabalhado com os alunos do 6º ao 9º ano, conta a história de um menino que vive experiências e é ajudado pelo professor. Esses contos realizados pelo personagem serão discutidos e debatidos em sala de aula.
A capacitação dos professores e supervisores da rede municipal, material para os professores com orientações didáticas e livro para os alunos com histórias para serem trabalhadas em aula, compõem o conjunto de materiais do projeto “Tosco em Ação”. A palestra de capacitação foi ministrada pelo coordenador pedagógico da Editora Alvorada, Gilnei Dias Maciel, que mostrou aos participantes características para a identificação da drogadição e do bullying na sala de aula.
“O material é muito interessante e a abordagem dele traz muito aprendizado e exemplos de casos que ocorrem nas escolas e que, muitas vezes, não sabemos como lidar. O projeto “Tosco em Ação” irá beneficiar os alunos e também a comunidade de Nova Petrópolis, formando cidadãos conscientes e responsáveis”, relatou a secretária Cíntia Reisdoerfer.
As Escola Municipal Augusto Guilherme Gaedicke, do bairro Vale Verde e a Escola Municipal Otto Hoffmann, do bairro Pousada da Neve terão os projetos pilotos dessa atividade. Os alunos irão trabalhar com o material juntamente com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Artes, fazendo com que o assunto se torne interdisciplinar. O livro será utilizado durante seis meses nas duas escolas. Após, será realizado um seminário de resultados, no qual os alunos irão expor suas experiências e relatar sobre o material “Tosco em Ação”.
“O objetivo é todas as escolas que comportam essa faixa etária, dos 10 aos 14 anos, recebam esse material que trata de assuntos relevantes para a sociedade que vivemos”, salientou a assessora de educação especial, Ivone Fritsch.