conteúdo do menu
conteúdo principal
24/09/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Secretária de Educação leva Língua Alemã ao Paraná

Cíntia Reisdoerfer palestrou a convite da Universidade Federal do Estado...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer esteve em Curitiba, capital do Estado do Paraná, na segunda-feira, dia 09 de setembro, onde palestrou no seminário “O Ensino de Alemão na Rede Pública: Perspectivas e Desafios”, realizado no Teatro da Reitoria.
A convite da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e com todas as despesas pagas pela instituição, a secretária municipal palestrou sobre o ensino do idioma em Nova Petrópolis para convidados vindos da Alemanha, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de estudantes da UFPR. Cíntia também participou de uma mesa redonda, juntamente com a diretora da CAPES, Carmen Neves; Hermann Funk, da Universidade Alemã de Iena; Claus Altmayer, da Universidade Alemã de Leipzig; e, Mario López Barrios, de Córdoba, na Argentina.
“Nova Petrópolis está em um patamar elevado no ensino da língua alemã. Oferecemos o idioma da educação infantil ao ensino médio; nossos alunos realizam provas de proficiência, são premiados em concursos de leitura, redação e teatro em língua alemã; ofertamos formação pedagógica continuada aos professores do idioma. Enfim, temos diferenciais que nos colocam em outro nível de ensino de Alemão”, avaliou a secretária Cíntia.
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Associações de Professores de Alemão (ABRAPA), Josiane Richter, que também participou do seminário realizado em Curitiba, Nova Petrópolis é referência no ensino da língua alemã no Estado do Rio Grande do Sul.
Maior atenção ao ensino da língua alemã por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o pedido da revisão da língua alemã no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram dois importantes aspectos discutidos durante o seminário “O Ensino de Alemão na Rede Pública: Perspectivas e Desafios”.

Fonte:

Outras Notícias