conteúdo do menu
conteúdo principal
28/11/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Secretaria de Educação participa do encerramento do PNAIC

Evento foi realizado em Santa Maria, dias 18 e 19 de novembro, na UFSM...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
O encontro de encerramento do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi realizado nos dia 18 e 19 de novembro, no Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria,. O evento, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), reuniu orientadores de estudos de cerca de 367 municípios do Rio Grande do Sul, com o objetivo de socializar as práticas desenvolvidas ao longo do ano. Nova Petrópolis esteve representada pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer; pela pedagoga da secretaria, Cristiane Kieling; e pela supervisora da Escola Bom Pastor, Jaqueline Hillebrand.
Na segunda-feira, dia 18, foi realizada uma mostra de trabalhos desenvolvidos pelos professores alfabetizadores em suas salas de aula. Já na terça, dia 19, os grupos de trabalho formados pelos professores formadores e orientadores de estudos realizaram apresentações de dança, música, poesias e vídeos, a fim de compartilhar as experiências com o programa. À noite, uma solenidade marcou o encerramento da etapa do PNAIC na área da Linguagem com formatura dos orientadores de estudos e participação de profissionais da Educação dos municípios integrantes do pacto.
O PNAIC é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com os governos estaduais e municipais e visa à formação de professores de 1º ao 3º ano e classes multisseriadas do Ensino Fundamental das redes de ensino público municipais e estaduais de todo o país, a fim de assegurar que todas as crianças sejam devidamente alfabetizadas até os oito anos de idade. As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; disponibilização de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas e gestão, mobilização e controle social.
Em 2014, o programa terá continuidade com seminários e formações de educadores na área da Matemática.

Fonte:

Outras Notícias