conteúdo do menu
conteúdo principal
17/12/2015

Secretaria de Administração

Secretaria de Saúde disponibiliza vacina contra Caxumba

Secretaria orienta que pessoas que tiveram contato com doentes ou que tiveram caxumba sejam imunizadas...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social alerta sobre os casos de caxumba existentes em Nova Petrópolis. Em 2015, até 15 de dezembro, foram notificados 16 casos da doença tratável. Vacinas que previnem a caxumba estão disponíveis nas salas de vacinação dos Postos de Saúde de Nova Petrópolis. A secretaria orienta ainda que pessoas que tiveram contato com doentes ou que tiveram caxumba, devem ser vacinadas para prevenir a doença.

A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas, situadas na frente das orelhas.  Algumas pessoas podem ter caxumba sem apresentar qualquer sintoma, ou então sinais brandos da doença. Quando os sintomas se desenvolvem, eles geralmente aparecem após duas ou três semanas do contato com o vírus. O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares (paroditite), que pode se manifestar em ambos os lados ou em apenas um deles. Outros sintomas da caxumba incluem: febre, dor de cabeça, fadiga, fraqueza, perda de apetite e dor ao mastigar e engolir.

“As vacinas que protegem de caxumba são a tetraviral e a tríplice-viral, ambas fazem parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município”, declarou a secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini. A secretária ainda complementou pedindo que a comunidade se previna. “Ao notar sintomas da doença, a pessoa deve procurar o Posto de Saúde da sua localidade”, disse.

Nova Petrópolis teve 16 casos de caxumba notificados até dezembro de 2015. Destes, cinco homens na faixa etária de dez anos até 24 anos, e 11 mulheres na faixa etária de 15 anos até 36 anos.


Fonte:

Outras Notícias