Merendeiras das escolas municipais, estaduais e da educação infantil tiveram uma Semana de Capacitação, que ocorreu de 22 a 27 de julho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann. No período foram ministrados cursos de "Panificação com ênfase no uso da farinha integral" e de "Aproveitamento integral de alimentos".
O curso que tinha como tema a "Panificação com ênfase no uso da farinha integral" ocorreu dias 22, 23 e 24 de julho, e foi oferecido para 13 merendeiras das escolas municipais e estaduais. Já o curso sobre "Aproveitamento integral de alimentos", que foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho, foi proporcionado para oito merendeiras das escolas de educação infantil.
A organização do curso se deu em uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A capacitação foi ministrada pela instrutora do SENAR, Marinez Furlanetto Demarco, da cidade de Viadutos. A nutricionista Nádia Blauth, responsável pelo programa de alimentação escolar de Nova Petrópolis participou da Semana de Capacitação de Merendeiras.
O curso teve como objetivo complementar o conhecimento que as merendeiras já possuem, a fim de aperfeiçoar as preparações, bem como estimular a criatividade no desenvolvimento de novos pratos, o aproveitamento integral de alimentos e a utilização de alimentos locais na elaboração da merenda escolar, objetivando sempre uma alimentação saudável e equilibrada no ambiente da escola. “O curso também serve de estímulo e valorização para que as merendeiras deem continuidade em seu trabalho, realizando-o sempre com carinho e prazer”, pontuou a nutricionista Nádia.
Fonte: