conteúdo do menu
conteúdo principal
23/11/2017

Seminário Escola e Pesquisa reúne jovens pesquisadores

Delegação de Portugal realizou intercâmbio em Nova Petrópolis...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Desenvolver a pesquisa em sala de aula é prática na rede de ensino de Nova Petrópolis há mais de três anos. Portugal também desenvolve este trabalho e, para trocar experiências, de 9 a 15 de novembro, o Município recebeu uma comitiva de professores e estudantes da cidade portuguesa de Guimarães.
Nova Petrópolis tem uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) há três anos. A parceria iniciou a partir do curso de Extensão Escola e Pesquisa: Um Encontro Possível (NEPSO), estando hoje na Fase IV – Inovação Pedagógica e Aprendizagens nas Áreas do Conhecimento. Os professores e as equipes diretivas trabalham a metodologia dialética, considerando três momentos dentro do planejamento, que são a mobilização, análise e síntese, cuja busca é o aprimoramento da pesquisa como ferramenta pedagógica.
O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz e as integrantes da secretaria Municipal, Cristiane Kieling e Rosely Hahn Kehl, recepcionaram a comitiva da cidade portuguesa de Guimarães, no dia 13 de novembro, no Gabinete Oficial.
Os professores da Escola Secundária de Caldas das Taipas, Lídia Maria da Silva Calvão Morgado dos Santos e Gil Manuel Morgado dos Santos e os alunos Ana Cláudia Ribeiro Gonçalves, Sabrina Raquel Neves Oliveira e Ivo Miguel Soares Lopes formaram a comitiva portuguesa. O grupo também desenvolve o NEPSO em Portugal e o intercâmbio ao Brasil premia os alunos vencedores.
“Voltaremos muito impressionados para Portugal. Tínhamos uma imagem de que o Brasil não estava tão desenvolvido na educação; e, Nova Petrópolis nos mostrou, justamente, o contrário”, disse o professor Gil Manuel Morgado dos Santos, sem poupar elogios para a recepção das lideranças locais.
O prefeito Regis Luiz Hahn, enfatizou que a Educação é um dos pilares do Governo Municipal. “É gratificante saber que levarão para Portugal uma excelente impressão da Educação no Brasil, a partir do que viram em Nova Petrópolis. É o reconhecimento para toda equipe que se dedica à Educação no Município”, disse Lelo.
Os portugueses puderam conhecer os projetos desenvolvidos pelas escolas de Nova Petrópolis durante o XVII Seminário Escola e Pesquisa – Um Encontro Possível realizado dia 11 de novembro, no Campus Universitário da Região das Hortênsias, em Canela. Na oportunidade, os alunos socializaram seus projetos, a fim de realizar intercâmbio dos resultados dos projetos de pesquisa apresentados. Escolas de Nova Petrópolis e Caxias do Sul apresentaram projetos. A comitiva de Portugal também apresentou o projeto de pesquisa “Homossexualidade Discrimina?”, desenvolvido pelo grupo Arco-Íris, da Escola Secundária de Calda das Taipas, Portugal.
No dia 8 de novembro, alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Bom Pastor, Luiz Loeser, Augusto Guilherme Gaedicke, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho também apresentaram seus projetos de pesquisa durante o III Seminário Municipal Nossas Aprendizagens – Escola e Pesquisa: Um Encontro Possível. A atividade ocorreu no Plenarinho da ACINP e contou com o prestígio do secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz e demais autoridades Municipais.
“Desenvolver a pesquisa em sala de aula torna o aluno mais participativo, menos passivo. Momentos como este seminário contribuem para que o aprendizado seja compartilhado e ampliado”, destacou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz.
Para mais notícias sobre educação em Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Créditos das fotos:
216/225 – Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP
342 - Alessandro Wedig | Comunicação PMNP
3044/3064 – Divulgação | Educação PMNP

Fonte:

Outras Notícias