Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Escavações serão realizadas em pontos que atualmente estão sem água
Uma empresa contratada pela Corsan dá início nesta terça-feira, 4 de janeiro, aos serviços de desassoreamento da barragem Santa Isabel, na localidade de Linha São Jacó. Conforme informações levadas ao prefeito Jorge Darlei Wolf em reunião durante a manhã, as escavações acontecerão em pontos que atualmente estão sem água, aumentando a capacidade futura de reservação.
Ao longo desta terça-feira, uma equipe da empresa trabalha na abertura de um acesso à barragem. Com o início das escavações, a previsão é de retirar aproximadamente 25 mil metros cúbicos de entulho do leito da barragem.
“Essa é uma medida da maior importância, que estávamos articulando junto à Corsan e o Governo do Estado desde o início de 2021. No curto prazo, o desassoreamento não irá refletir na nossa oferta de água. Contudo, ao aproveitarmos este momento de baixa da barragem, iremos garantir uma situação muito mais tranquila já para o próximo verão”, destacou o prefeito Jorge Darlei Wolf.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, o Município emitiu a autorização ambiental para o desassoreamento no dia 4 de outubro.
Conforme o gestor da Corsan em Nova Petrópolis, Sadi Zimmermann, o desassoreamento não irá impactar a utilização da água que ainda está no reservatório.
Devido à falta de chuvas, nesta terça-feira, 4 de dezembro, a Barragem Santa Isabel encontra-se com 32% da sua capacidade. Dado o baixo nível, a Corsan utiliza água do reservatório apenas durante seis horas diárias. O restante da demanda é suprido através de oito caminhões-pipa, que transportam água retirada de dois poços na localidade de São José do Caí.
USO CONSCIENTE DA ÁGUA
De acordo com a Corsan, Nova Petrópolis não tem registros de desabastecimento por causa da estiagem. Mesmo assim, a companhia alerta para a importância do uso consciente da água, evitando assim a necessidade de medidas mais rígidas. Pede-se que a água potável não seja utilizada para lavar carros e calçadas, bem como para regar gramados e jardins.
Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP