Evento ocorreu dia 10 de dezembro, no Centro de Eventos...
A Noite Cultural do Centro de Apoio Psicossocial - CAPS Vida Nova foi realizada dia 10 de dezembro, no auditório do Centro de Eventos. Mais de 30 usuários do serviço apresentaram o trabalho realizado ao longo do ano. Música, canto, dança, yoga, musicoterapia, imagem e filmes foram algumas das atrações apresentadas para mais de 150 pessoas.
O público aplaudiu as apresentações dos Seresteiros do CAPS, que entoaram o Hino do CAPS, Canto Alegretense, Piti Piripaque Piriri, É preciso saber viver e Balão Azul; e das Oficinas de Dança, Yoga, Musicoterapia e Imagem. Além disso, o Projeto Arte Urbana foi apresentado à plateia. Os produtos confeccionados na Oficina de Geração de Renda também foram expostos ao público.
A oficina de musicoterapia foi uma das novidades de 2014 apresentadas pelos usuários no evento. “Recebemos um musicoterapeuta, que utiliza-se de todo o tipo de instrumentos musicais e faz um trabalho de exploração da música como terapia para usuários e profissionais”, ponderou a coordenadora de saúde mental do CAPS, Carina Corrêa da Silva. “O Palco Aberto também foi uma inovação desse ano, momento em que os presentes puderam se expressar da forma que quiseram”, disse.
Segundo a coordenadoria do CAPS, um dos princípios do trabalho em saúde é promover a reinserção social e o protagonismo dos usuários do CAPS e a noite cultural é um dos pontos altos desse processo de promoção de vida.
A Noite Cultural do CAPS encerrou com a exibição do filme "As Aventuras de Joãozinho no País das Maravalhas", um curta metragem produzido pelos usuários do serviço, cuja indagação principal é: qual é o sentido da vida? Este filme deverá ser inscrito em um Festival de Cinema e Saúde Mental, de Portugal e na Mostra Curta Inclusão e Diversidade, de Novo Hamburgo.
O evento encerrou com distribuição de abraços e uma confraternização entre os presentes. O prefeito Regis Luiz Hahn; a secretária de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini; a segunda dama Paula do Amaral e demais autoridades prestigiaram a Noite Cultural do CAPS.
FOTOS: Kassandra Dorneles