Vigilância Ambiental em Saúde permanece atenta e atuante contra a dengue...
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da atuação da Vigilância Ambiental em Saúde, continua atenta e atuante na prevenção contra a dengue em Nova Petrópolis.
Recentemente, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde encontrou mais um foco do mosquito Aedes aegypti no Município durante as vistorias de rotina em armadilhas espalhadas pela área urbana da cidade. Desta vez, as larvas foram encontradas na região central do Município, em uma armadilha instalada na Secretaria de Saúde. Para este foco será realizada novamente a delimitação de foco, que consiste em inspecionar 100% dos imóveis em um raio de 300 metros da origem em busca de mais larvas, eliminação de criadouros e orientação aos moradores.
As amostras coletadas durante as duas delimitações anteriores, realizadas nos Bairros Bavária e Pousada da Neve durante o mês de março, eram de outras espécies de mosquitos, descartando a situação de infestação do vetor da dengue no momento. A nova delimitação de foco contará com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde para a inspeção de aproximadamente 600 imóveis.
“Lembramos que o mosquito procura água com baixa matéria orgânica para deposição de seus ovos e, por isso, devemos atentar para não acumular depósitos onde o mosquito possa se reproduzir”, salientou o coordenador do Programa de Prevenção à Dengue de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter. ”Receba o agente de saúde, elimine criadouros. O trabalho de prevenção a dengue é de todos nós”, enfatizou.
A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde possui um Laboratório de Entomologia completo para identificação do mosquito adulto, larvas, pupa e ovo e conta com o laboratorista Rafael Altreiter, que realiza este trabalho. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realiza visitas quinzenais em pontos considerados propícios para a proliferação do mosquito, como cemitérios, borracharias e floriculturas, além dos monitoramentos semanais para coleta de amostras. Atualmente, Nova Petrópolis possui 27 armadilhas instaladas pela área urbana da cidade e sete pontos estratégicos que são visitados regularmente a fim de manter a vigilância contra a dengue.
São ações eficazes no combate ao mosquito da Dengue: manter caixas d´água, toneis e latões fechados; manter calhas, canos e ralos desentupidos; colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas; limpar semanalmente com escovação os bebedouros e potes dos animais de estimação; manter garrafas vazias de gargalo para baixo; os pneus devem ser furados ou mantidos cobertos; colocar em lixeira com tampa objetos que possam acumular água, como embalagens usadas, tampas, potes, copos e latas vazias.
Mais informações pelo fone: (54) 3298-2665, (54) 9623-3566 ou e-mail: ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.