Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Rafael Drumm e Thais Link da Escola Bom Pastor, e Kyara Schaefer da Escola Piá, participaram da premiação no Rio de Janeiro
Foram premiados na noite dessa terça-feira, 11 de junho, os estudantes medalhistas de ouro da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A cerimônia aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a participação de três alunos da rede pública de ensino de Nova Petrópolis – Rafael Drumm e Thais Link, da Escola Municipal Bom Pastor, e Kyara Schaefer, da Escola Estadual Piá. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja Lula da Silva e ministros do governo participaram da entrega das medalhas.
O Rio Grande do Sul foi um dos estados brasileiros com maior número de estudantes com medalhas de ouro na prova da Obmep de 2023, sendo ao total 69 jovens entre os 650 mais bem colocados entre as notas da competição nacional nesta edição. Participaram 55,3 mil escolas de 99,8% dos municípios do país.
De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, os resultados da 18ª Obmep foram divulgados no início deste ano. As provas foram aplicadas em duas etapas para os alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do nível médio, tendo sido realizadas em 2023. A última e de caráter classificatório aconteceu no Colégio Padre Werner no mês de outubro.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os estudantes medalhistas a nível nacional agora são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), recebendo aulas avançadas para se desenvolverem academicamente na área e bolsa de estudos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 300,00.
Mais resultados
Além das três medalhas de ouro que Nova Petrópolis recebeu na 18ª Obmep, o município teve uma aluna com medalha de prata (Kimberly Schaefer, do Colégio Padre Werner), e cinco com medalhas de bronze (Henrique Ramlow da Escola Estadual Piá, Matheus Fritsch da Escola Estadual São José, Lucas Schmoekel da Escola Municipal Luiz Loeser, Juliano Machado e Laura Ferreira, ambos da Escola Municipal Otto Hoffmann).
Nova Petrópolis é detentora de 27 menções honrosas nesta edição do evento. Duas escolas e quatro professores também foram destaque à nível estadual.
Crédito das fotos: reprodução da internet e divulgação