Secretaria de Saúde e Assistência Social
Material informativo sofreu alterações e contará com informações bimestrais cumulativas e divulgação de número de imóveis com focos por bairro
Nova Petrópolis segue ativa no combate ao mosquito vetor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela urbana. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde divulga os dados atualizados do Painel Aedes aegypti nesta sexta-feira, 18 de dezembro, com alterações. A partir desta edição, o material conta com informações dos dois últimos meses de maneira cumulativa e apresenta o número de imóveis com focos encontrados em cada bairro da Zona Urbana.
“Propomos a mudança na divulgação dos dados coletados no painel para apresentar de forma mais atualizada e dinâmica os dados referentes a situação do município. Antes o acumulado era anual e não trazia a situação do momento, a melhora ou piora da situação. O principal objetivo de todas as ações de controle do Aedes é sempre evitarmos a doença, e por mais batido que seja, a melhor maneira de realizar o combate é evitando o nascimento e desenvolvimento do vetor. Pelo mosquito possuir hábitos domésticos e estar dentro ou ao redor de nossos lares, a participação da comunidade em revisar seus pátios, sua casa e em auxiliar na eliminação dos criadouros é imprescindível. São criadouros qualquer objeto capaz de acumular água, o vetor tem preferência por locais sombreados e depósitos artificiais de água com baixa matéria orgânica”, enfatiza o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Rafael Aguiar Altreiter.
No mês de novembro, dois casos suspeitos da doença foram registrados. Os cidadãos coletaram material sorológico para testagem e o resultado retornou do Laboratório oficial como negativo para a doença em ambos os casos. “É importante que a comunidade esteja vigilante, principalmente, agora que os dias são mais quentes, que há chuvas passageiras, esses elementos criam condições mais favoráveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti. Precisamos do apoio de todos para combater o vetor e conter a infestação do mosquito no Município”, ressalta a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Cláudia Pires.
Durante os meses de outubro e novembro de 2020, sete agentes atuaram na inspeção de residências, comércios, terrenos baldios, obras e outros espaços na Zona Urbana de Nova Petrópolis. Ao todo, 7.143 imóveis foram vistoriados pela equipe e 68 amostras foram coletadas. No Laboratório de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social foram analisadas 366 larvas, 46 pupas e 03 insetos adultos. Deste total, 04 larvas foram identificadas como do mosquito vetor da dengue. Conforme o Painel Aedes, os focos positivos encontrados em outubro e novembro estão localizados em imóveis nos Bairros Piá e Pousada da Neve. Os principais criadouros são pneus e tonéis, que possuíam água parada com presença do Aedes aegypti. A campanha permanente de conscientização sobre o combate ao mosquito também conta com instalação itinerante de placas informativas pelos bairros, divulgação de vídeos lúdico-informativos sobre formas de eliminação de possíveis criadouros e atualização mensal do Painel Aedes. As placas já estão instaladas no Bairro Pousada da Neve para conscientizar a comunidade.
A dengue é uma doença febril grave causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes aegypti infectado. Nova Petrópolis é considerada infestada pelo vetor desde abril de 2018. O principal criadouro são os reservatórios de água, como caixas d´água, toneis e baldes que muitas vezes são encontrados sem tampas ou telas na sua cobertura. A fêmea do mosquito tem preferência por água com baixa matéria orgânica e por isso a necessidade de não deixar exposto qualquer objeto capaz de acumular água limpa.
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social possui Laboratório de Entomologia para identificação do material coletado, conferindo celeridade à identificação das larvas e consequente ação preventiva. O Município conta com dois agentes em saúde concursados e cinco agentes em saúde emergenciais, que realizam vistorias nos imóveis a cada dois meses. Durante a pandemia, as inspeções são realizadas nas áreas externas dos imóveis, com os servidores utilizando máscaras e mantendo distanciamento seguro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Todos agentes em saúde estão devidamente identificados com uniformes e crachás e podem ter sua ação confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde em caso de dúvida.
A Prefeitura de Nova Petrópolis possui serviço de atendimento a denúncias e qualquer irregularidade deve ser comunicada à Vigilância Ambiental em Saúde. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, contate: (54) 3298-2665 ou ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.
Fotos: Divulgação | VISA