conteúdo do menu
conteúdo principal
18/06/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Vigilância Ambiental em Saúde atualiza Painel Aedes de Nova Petrópolis

Reservatórios de água da chuva, toneis, baldes, lonas plásticas e pratinhos para vaso de flores são os principais criadouros do mosquito

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis segue ativa no combate ao mosquito vetor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela urbana. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde divulga novos dados do Painel Aedes aegypti nesta sexta-feira, 18 de junho. O informativo apresenta o número de imóveis com focos encontrados em cada bairro da zona urbana e os principais criadouros encontrados nas inspeções.

Nos meses de março e abril de 2021, os sete agentes em saúde visitaram 7.733 imóveis fazendo a inspeção de residências, comércios, terrenos baldios, obras e outros espaços, nos 11 bairros da zona urbana de Nova Petrópolis. Durante o período foram encontrados 87 imóveis com foco do mosquito, em nove localidades. Ao todo, 243 amostras foram coletadas para análise no Laboratório de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Foram analisadas 1.080 larvas, 164 pupas e 40 insetos na fase adulta. Deste total, 314 larvas foram identificadas como Aedes aegypti; 59 pupas eram do vetor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela urbana, e 34 dos 40 mosquitos na fase adulta eram do Aedes aegypti.

Conforme os resultados obtidos nas inspeções, os principais criadouros são reservatórios de água da chuva, toneis, baldes, lonas plásticas e pratinhos para vaso de flores. “Pelo mosquito possuir hábitos domésticos e estar dentro ou ao redor de nossos lares, a participação da comunidade em revisar seus pátios, sua casa e em auxiliar na eliminação dos criadouros é imprescindível. São criadouros qualquer objeto capaz de acumular água. O vetor tem preferência por locais sombreados e depósitos artificiais de água com baixa matéria orgânica”, enfatiza o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Rafael Aguiar Altreiter.

A campanha permanente de conscientização sobre o combate ao mosquito também conta com instalação itinerante de placas informativas pelos bairros e atualização do Painel Aedes. Atualmente, as placas estão localizadas no Bairro Vale Verde para conscientizar a comunidade.

A Prefeitura de Nova Petrópolis possui serviço de atendimento a denúncias e qualquer irregularidade deve ser comunicada à Vigilância Ambiental em Saúde. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, contate: (54) 3298-2665 ou ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.

 

Foto: Francis Limberger | Comunicação PMNP

Outras Notícias