Trabalho de delimitação de foco será realizado no bairro Pousada da Neve...
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da atuação da Vigilância Ambiental em Saúde, continua atenta e atuante na prevenção contra a dengue. O verão acabou, mas o risco de dengue não. Na última semana foi concluída a delimitação de foco no bairro Bavária, onde não foram encontradas larvas ou pupas do mosquito Aedes aegypti. Esta semana será realizada nova delimitação de foco no bairro Pousada da Neve, em virtude do encontro de larvas do mosquito vetor da dengue em uma armadilha do bairro.
O trabalho de delimitação de foco no Bairro Pousada da Neve contará com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e consiste em realizar inspeção em 100% dos imóveis em um raio de 300 metros a partir do ponto onde foram encontradas as larvas. Esta ação visa procurar mais focos, bem como a eliminação de criadouros.
“Apesar de ser o segundo foco identificado este ano, o Município não é considerado como infestado. Para manter esta condição, de Município não infestado, pedimos que a comunidade receba os agentes de saúde e ajude no combate eliminando possíveis criadouros do mosquito, que são quaisquer recipientes com capacidade de armazenar água”, ponderou o coordenador do Programa de Prevenção à Dengue de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter.
A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde possui um Laboratório de Entomologia completo para identificação do mosquito adulto, larvas, pupa e ovo e conta com o laboratorista Rafael Altreiter, que realiza este trabalho. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realiza visitas quinzenais em pontos considerados propícios para a proliferação do mosquito, como cemitérios, borracharias e floriculturas, além dos monitoramentos semanais para coleta de amostras. Atualmente, Nova Petrópolis possui 27 armadilhas instaladas pela área urbana da cidade e sete pontos estratégicos que são visitados regularmente a fim de manter a vigilância contra a dengue.
O coordenador do Programa de Prevenção à Dengue de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter, informa que a melhor forma de prevenir a dengue é eliminando os criadouros do mosquito, que são quaisquer recipientes com água parada. Altreiter salienta ainda que a prevenção da dengue é um dever de todos e que a participação da população é fundamental no sucesso desta ação. A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do Aedes aegypti infectado; em Nova Petrópolis não há casos de pessoas doentes.
São ações eficazes no combate ao mosquito: manter caixas d´água, toneis e latões fechados; manter calhas, canos e ralos desentupidos; colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas; limpar semanalmente com escovação os bebedouros e potes dos animais de estimação; manter garrafas vazias de gargalo para baixo; os pneus devem ser furados ou mantidos cobertos; colocar em lixeira com tampa objetos que possam acumular água, como embalagens usadas, tampas, potes, copos e latas vazias. Mais informações pelo fone: (54) 3298-2665, (54) 9623-3566 ou e-mail: ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.