conteúdo do menu
conteúdo principal
10/04/2018

Vigilância Ambiental intensifica ações contra o Aedes aegypti em Nova Petrópolis

Novo trabalho de delimitação de foco inspecionará imóveis em um raio de 300m...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis identificou mais dois focos do mosquito Aedes aegypti no mês de abril. As larvas foram encontradas em armadilhas instaladas na Vila Germânia e Vila Olinda. As ações preconizadas serão as mesmas realizadas quando do primeiro foco do ano, encontrado no Centro, em 27 de março. Na oportunidade, foram vistoriados, aproximadamente, 100% dos imóveis em um raio de 300 metros a partir do ponto de coleta à procura de mais focos e eliminação de criadouros.
Para as novas delimitações de foco, o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, biólogo Rafael Altreiter, pede que a população receba o agente de saúde, ouça suas orientações e vistorie seus pátios, eliminando objetos que possam acumular água. O vetor da Dengue, Febre Chikungunya, do Zika Vírus e da Febre Amarela urbana tem preferência por depositar seus ovos em recipientes que possuam água com baixa matéria orgânica. A ação de delimitação de foco consiste, principalmente, em coletar larvas e eliminar quaisquer criadouros.
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social possui um Laboratório de Entomologia completo para identificação das larvas e pupas do inseto, e conta com laboratorista Rafael Altreiter para realizar este trabalho. A previsão é de que todas as amostras coletadas nas ações de delimitação de foco estejam concluídas até sexta-feira.
Cada morador deve inspecionar seu imóvel eliminando criadouros do mosquito, que pode ser qualquer recipiente capaz de armazenar água limpa. Esta atividade deve ser repetida uma vez por semana, conforme orientação da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde. Ao levar flores nos cemitérios, a população deve optar por vasos com o fundo perfurado e pela retirada do invólucro plástico dos arranjos antes de expô-los ao tempo. Além disso, o fechamento de tonéis, barris e caixas d’água com tampa, a remoção de folhas e galhos das calhas de água, a colocação de lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas, o emborcamento de garrafas, o acondicionamento correto de pneus, a manutenção de lonas plásticas bem esticadas, por exemplo, são medidas que combatem o mosquito.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | VISA PMNP

Fonte:

Outras Notícias