A Vigilância Sanitária de Nova Petrópolis promoveu reunião com os proprietários e responsáveis de supermercados, mercados, açougues e demais estabelecimentos de alimentos do Município. O encontro ocorreu segunda-feira, 11 de setembro, e reuniu cerca de 30 pessoas no Centro de Convivência da Terceira Idade, no Parque Aldeia do Imigrante. Na oportunidade, o grupo recebeu informações sobre as novas legislações que regulamentam o comércio de carnes e fiambres no Rio Grande do Sul.
Dentre as principais mudanças estão a classificação dos estabelecimentos quanto a estrutura e atividades (TIPO AI e AII); a proibição da industrialização de carnes temperadas, salgadas, empanadas ou embutidas no próprio estabelecimento; a proibição de abertura de embalagens originais de miúdos de todas as espécies e das embalagens de carne de aves; a venda de carne moída deve ser somente de origem bovina ou bubalina e conforme o tipo de açougue, somente pode ser feita na frente do consumidor, deve haver ainda informações sobre a rastreabilidade dos alimentos, entre outras.
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde do Município, biólogo Rafael Aguiar Altreiter, o encontro teve como objetivo principal esclarecer aos comerciantes sobre as novas regras e garantir que os produtos de origem animal cheguem ao consumidor em condições adequadas e atendendo a legislação vigente. Os estabelecimentos tem prazo até junho de 2018 para adequações. Esclarecimentos na Vigilância Sanitária de Nova Petrópolis pelo fone (54) 3298-2664.
FOTOS: Divulgação | VISA PMNP
Fonte: