Secretaria de Administração
Votação online segue até 1º de dezembro e o resultado indicará em quais áreas o Estado deverá investir mais recursos
Começa nesta segunda-feira, 27 de novembro, a votação da Consulta Popular 2023, ferramenta pela qual os cidadãos gaúchos poderão escolher os projetos que receberão aporte de recursos do Governo do Estado. A votação é online pelo site https://consultapopular.rs.gov.br, aberta a todo o Rio Grande do Sul, e está sendo organizada nos municípios pelos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). O site receberá votos até dia 1º de dezembro.
A Prefeitura de Nova Petrópolis destaca que é imprescindível que os moradores do município votem nos projetos da Região das Hortênsias e naqueles que atendem a cidade, para que a distribuição dos R$ 60 mil investidos pelo Estado na Consulta Popular atenda às demandas prioritárias indicadas através do Corede Hortênsias.
Na cédula de votação que aparecerá no site, irão constar cinco projetos que podem receber votos. São eles:
1 – Apoio à criação, fomento, recuperação e manutenção de espaços de cultura e inovação nos municípios da Região Hortênsias.
2 – Apoio à criação, apoio, fomento e manutenção de Centros de Convivência para pessoas idosas nos municípios da Região Hortênsias.
3 – Desenvolvimento da agricultura familiar.
4 – Plano de conservação e recuperação da Mata Atlântica no território do Corede Hortênsias.
5 – Apoio a projetos de recuperação e revitalização de rodovias intermunicipais na Região das Hortênsias.
Os projetos 1, 2 e 3 foram indicados a nível municipal, enquanto o 4 e o 5 foram acordados entre os municípios que fazem parte do Corede Hortênsias como uma demanda prioritária da região.
Como votar
Para participar da Consulta Popular, o cidadão deve acessar o portal https://consultapopular.rs.gov.br, munido do seu título de eleitor. Aqueles que não tiverem o título de eleitor em mãos, poderão obtê-lo no site do Tribunal Superior Eleitoral (https://www.tre-rn.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome).
Depois de acessar o site e informar seus dados, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que conterá os cinco projetos indicados pelo Corede Hortênsias. As prioridades listadas na cédula foram definidas em assembleia regional a partir do envio de propostas pelos cidadãos na primeira fase da Consulta Popular, e observando o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Hortênsias.
Consulta Popular
A Consulta Popular foi instituída no Rio Grande do Sul em 1998, e está consolidada como um mecanismo de participação dos cidadãos, que ajudam a definir como parte do orçamento anual gaúcho será investido. Em 2023, a votação ocorre de 27 de novembro a 1º de dezembro.
Crédito das fotos: Variado (informado individualmente nas legendas)