Parceria, a palavra chave
À Secretaria Municipal de Administração compete dirigir e supervisionar todas as atividades e atos pertinentes ao controle e desenvolvimento de expedientes administrativos internos e externos, protocolo geral e processos legislativos, além de promover medidas relativas ao processo de recrutamento, seleção, colocação, treinamento, aperfeiçoamento, avaliação e desenvolvimento de recursos humanos. Promoção da profissionalização e valorização do servidor municipal e o aprimoramento das normas existentes, além da execução de programas, visando o fortalecimento do plano classificado de cargos e salários, também são atribuições da pasta. Estimular o espírito de associativismo dos servidores, para fins sociais e culturais, efetuar o exame legal dos atos relativos a pessoal e efetuar seu registro e publicação, assim como promover a concessão de vantagens previstas na legislação de pessoal, integram o quadro de responsabilidades da Secretaria de Administração. Administrar o Sistema Classificado de Cargos, manter mecanismos permanentes de controle e verificação das despesas com pessoal, efetuadas pelo Município, e demais procedimentos de interesse da Administração Municipal, igualmente são atribuições da Secretaria. Gerenciar recursos humanos e materiais, arquivos, inventário e tombamentos, guarda, conservação e manutenção de edificações administrativas, bem como suas instalações e equipamentos, também competem a esta Secretaria. Administração patrimonial, no que compete à manutenção, controle, segurança e legalização dos bens patrimoniais móveis e imóveis, além do fornecimento de suporte funcional em licitações e demais atividades de natureza administrativa, são outras atribuições da Administração. Repassar informações e prestar esclarecimentos ao Sistema Municipal de Controle Interno, executar determinações e diretrizes estabelecidas pelo Prefeito Municipal e tudo o mais inerente aos encargos legais e atribuições por ele delegadas, bem como executar serviços administrativos que tratam da legislação, publicação e divulgações oficiais, somam-se às responsabilidades da pasta. Por fim, a Secretaria de Administração é responsável por realizar serviços pertinentes ao arquivo de documentos oficiais, além de manter e regularizar os prédios e demais móveis e imóveis públicos do Município, realizar a política de pessoal e o controle patrimonial e promover e regularizar a concessão de serviços públicos municipais.